Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
A escolha deste tema subentende que o estudo das sociedades urbanas medievais continua a ser importante para compreender a sua composição, desigualdades e complexidade, assim como o seu papel na construção e vivência do espaço urbano.
Neste momento já está a decorrer até 30 de Abril o habitual período de “call for papers” para estas jornadas cujas línguas de trabalho são o português, o espanhol, o francês e o inglês.
Tendo como espaço de observação a Europa cristã, islâmica e judaica, a organização convida os investigadores de qualquer área científica (História, Arqueologia, História da Arte, Literatura, entre outras), que se interessem pelo tema no período medieval a apresentarem propostas de sessões e/ou de comunicação, cujas linhas temáticas podem ser consultadas AQUI.
Quatro conferências plenárias
A estrutura do encontro contará com 4 conferências plenárias realizadas por especialistas convidados pela organização e com sessões temáticas. Cada uma dessas sessões será constituída por três comunicações e terá a duração de 60 minutos. Os investigadores interessados poderão propor assim sessões e/ou comunicações individuais.
As Jornadas contam também como um programa sociocultural que inclui um jantar e visitas guiadas a locais a determinar, decorrendo uma delas após o programa científico. Durante o encontro será ainda feita a apresentação pública do livro que reúne uma seleção dos textos expostos nas VIII Jornadas Internacionais de Idade Média de Castelo de Vide e na Escola de Outono, realizadas em Outubro de 2023. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário