15 de março de 2024

Livro “Nuno Teotónio Pereira - Entre o Campo e a Cidade” de Luís Pedro Cruz apresentado este Domingo em Oeiras

Desenhos © LPC/NCV
Clicar na imagem para ampliar.
O livro intitulado “Nuno Teotónio Pereira - Entre o Campo e a Cidade”, da autoria do arquiteto Luís Pedro Cruz será lançado este Domingo dia 17 de Março durante a cerimónia de inauguração da exposição com o mesmo título que envolve a intervenção urbanística em Castelo de Vide e Póvoa e Meadas (planos executados por Nuno Teotónio Pereira) e a intervenção arquitetónica em Oeiras e Sassoeiros (projetos elaborados por ele).
A edição é da responsabilidade da "EMACO - Espaço e Memória Associação Cultural de Oeiras" e a exposição e apresentação do livro decorrem na Casa da Malta em Oeiras, na rua dos Lagares da Quinta, uma sede que se localiza sobre o antigo Lagar de Azeite da Quinta do Marquês de Pombal. 
O planeamento e a arquitetura na obra de Nuno Teotónio Pereira
Clicar na imagem para ampliar.
Este livro decorre de duas exposições que incidem na atividade do arquiteto Nuno Teotónio Pereira, focando-se em áreas distintas: planeamento e arquitetura.
O desafio que conduziu à concretização desta obra, foi lançado pela EMACO/Espaço e Memória – Associação Cultural de Oeiras, na sequência da visita à exposição “Nuno Teotónio Pereira – Influência no Urbanismo em Castelo de Vide”, que propôs que esta fosse mostrada em Oeiras, e que incluísse também as intervenções de Teotónio Pereira nesse concelho, sendo o livro o registo desta iniciativa.
Assim, esta obra, além da vertente do planeamento de que é exemplo Castelo de Vide - havendo somente mais duas intervenções na área do urbanismo em que Teotónio Pereira é coautor/coordenador e que, além de posteriores, têm um alcance mais restrito: uma delas, integrada no Programa Polis na Covilhã, que incide na mobilidade urbana da cidade e que contempla o ordenamento da Praça do Município e a requalificação ambiental e urbana das zonas das ribeiras de Goldra e Carpinteira; e a outra - o Plano de Pormenor 5 do Parque das Nações -, contempla também a vertente arquitetónica, alicerçada naquilo que são as grandes preocupações culturais e sociais que definem a singularidade do seu percurso profissional, que surge associada a Oeiras. © NCV
Desenhos © LPC/NCV

Sem comentários: