![]() |
| Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
A iniciativa inclui o descerramento de uma placa na casa onde a escritora e jornalista viveu, a inauguração de uma pequena biblioteca com o seu nome na Escola Básica local, uma exposição sobre a sua vida e obra no Centro Cultural do Espírito Santo, onde terá lugar também uma sessão comemorativa com partilha de memórias.
A figura e obra da jornalista e escritora
![]() |
| Isaura Correia Santos. |
Isaura Correia Santos nasceu na freguesia de Alegrete, concelho e distrito de Portalegre, a 14 de Março de 1914. Aos dezassete anos, casou com o pintor Abel Santos, professor de Desenho na Escola Industrial Fradesso da Silveira, em Portalegre. Logo após o matrimónio, em 1931, o casal deslocou-se para a cidade do Porto, onde passou a residir.
Para além da colaboração na "Voz Portalegrense", a sua atividade como jornalista estendeu-se ao "Povo de Aveiro", "Democracia do Sul", "A Tarde", "Defesa da Beira, "Notícias da Figueira", "O Infante", "O Comércio do Porto", "O Despertar", "Jornal de Notícias", jornal infantil "Pim-Pam-Pum", "O Vila Realense", "Jornal de Elvas", "Correio de Portalegre", "Portugal de Aquém e de Alem Mar", e nas revistas "Eva", "Modas e Bordados", "Os Nossos Filhos" e "Resistência".
Foi ainda diretora de "A Voz do Ave" e colaborou no "Notícias de Guimarães", "Novo Século", "Zé", "Poveiro", "O Primeiro de Janeiro" e "Comércio de Gaia".
Literatura infantil
A obra literária de Isaura Correia Santos desde cedo começou pela literatura infantil numa das melhores coleções infantis "O Senhor Sabe Tudo": "O Senhor Sabe Tudo Contou" (prémio Maria Amália Vaz de Carvalho), "O Regresso do Senhor Sabe Tudo", "O Senhor Sabe Tudo em Évora", "O Senhor Sabe Tudo em Lisboa", "O Senhor Sabe Tudo e os Seus Amores", "O Senhor Sabe Tudo em Paris", "O Senhor Sabe Tudo na Suiça", "O Senhor Sabe Tudo na América do Norte", "O Senhor Sabe Tudo em Londres". Para além desta coleção, publicou mais de uma dúzia de títulos dedicados ao mundo infantil, tais como "Contos para crianças", "O Sarapico e outras histórias", etc..
Vasta e diversificada obra literária
A sua longa produção literária estendeu-se ao conto, à novela e ao romance para adultos. Em 1945 publicou "A História da minha vida", conjunto de cinco novelas, verdadeiramente interessantes, nalgumas das quais se evoca Alegrete e o Alentejo, em geral. Posteriormente, publicou oito romances com os seguintes títulos: "O Quinto Mandamento", "Eu e o Meu Filho", "Maria Cruz", "E a Charneca sorriu...", "O Melhor Poema da Minha Vida", "Feia", "Bonita", e "A Vida Vai Começar". A acrescentar ainda "Contos para Você", "A Sebe da Casa Branca e Outras Histórias", "Adeli-o Angelo - o Artista nasce Artista" (biografia), e mais doze obras (na maioria, romances) traduzidos do inglês e do francês. © NCV
(dados biográficos e bibliográficos preparados com base em “Caras de Portalegre” – ver AQUI a versão completa)



Sem comentários:
Enviar um comentário