29 de março de 2024

Vida económica local:
Codimaco renovou certificação do Modo de Produção Biológica ao empresário Jorge Manuel C. Pegacha

Clicar na imagem para ampliar.
Clicar para ampliar.
O empresário agrícola de Póvoa e Meadas Jorge Manuel Carrilho Pegacha viu renovada a sua certificação no âmbito do Modo de Produção Biológica pela Codimaco (Cadaval)
A certificação já comunicada ao empresário refere-se concretamente ao Modo de Produção Biológicomo como produtor agrícola ou pecuário de “suplemento forrageira natural, pastagem natural, espaço Agroflor não arborizado com aproveitamento forrageiro, ovinos, bovinos e caprinos”
A Codimaco é uma empresa portuguesa que desde 1993 certifica produtos agro-alimentares e escolhida como parceira por um crescente número de produtores agrícolas e industrias alimentares. Assegura o cumprimento de referenciais normativos nacionais e internacionais, bem como requisitos de mercado e de várias cadeias de retalhistas.
A Codimaco assegura o cumprimento de referenciais normativos nacionais e internacionais, bem como requisitos de mercado e de várias cadeias de retalhistas, com base na auditoria de BRC Global Standard - Food, IFS - International Food Standard e TESCO Nurture, bem como a avaliação e certificação de inúmeros produtos e modos de produção.
Modo de Produção Biológico
A produção biológica é um sistema de produção que se baseia em vários princípios e práticas de gestão, desenvolvidas para minimizar o impacto das atividades humanas no ambiente, mas ao mesmo tempo garantir que se obtêm produtos de qualidade o mais naturalmente possível.
A agricultura biológica distingue-se pelo uso de técnicas de cariz agro-ambiental, tais como:
- Rotações de culturas longas e diversificadas e quando possível cultivadas em consociação;
- Uso de recursos da exploração, tais como fertilizantes orgânicos à base de estrumes, matérias orgânicas compostadas, bem como variedades/raças bem adaptadas às condições locais;
- Proibição de uso de fertilizantes, fitofármacos sintéticos e antibióticos;
- Manutenção de sebes, vegetação natural, e sementeira de culturas para adubação em verde;
- Criação de animais em regime extensivo, com acesso a áreas exteriores abertas, com alimentos de origem biológica. © NCV

Sem comentários: