![]() |
| Fotos © DR/NCV |
![]() |
| Fotos © DR/NCV |
Castelo de Vide marcou presença neste evento, como parceiro do projeto, através do Presidente da Câmara, António Pita.
À Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, juntam-se neste projeto o Museu Nacional de Arte Contemporânea, Museu Arqueológico do Carmo, Câmaras Municipais de Castelo de Vide, Santarém, Arraiolos e Centro Cultural e Regional de Santarém.
Eventos em Castelo de Vide a 1 de Julho, 80º aniversário de Salgueiro Maia
![]() |
| Clicar na imagem para ampliar. |
O projeto desenrola-se no fundamental até dia 1 de Julho em Castelo de Vide, data do 80º aniversário natalício de Fernando Salgueiro Maia, e termina depois com uma exposição em Lodz de 3 a 31 de Dezembro.
O programa consiste em cinco conferências e oito exposições nacionais e internacionais, agendadas para Lisboa, Castelo de Vide, Santarém, Paris, Bologna, Arraiolos, Lodz, nas quais participam 53 artistas/estudantes e artistas/docentes da FBAUL, da Academia de Belas Artes de Bologna, da Academia de Belas-Artes de Lodz, e outros artistas formados no Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo.
Também serão editados dois livros com diversos ensaios alusivos a Salgueiro Maia, à Liberdade Artística e à Filosofia da Liberdade, assim como a realização de ciclos de conferências em vários dos lugares em que se realizam as exposições.
António Pita vai “seguir os Caminhos de Salgueiro Maia"...
“Com muito entusiasmo e com o duplo sentimento de honra e privilégio estive hoje no Carmo, local epicentro da Revolução de Abril, para estar presente na abertura do projeto absolutamente marcante do ponto de vista simbólico e cultural designado por “Caminhos de Salgueiro Maia”, refere o autarca nas redes sociais.
“Os novos caminhos que importa ainda construir”
“O Município desde logo assumiu a adesão a este importante desafio que tem o Professor José Quaresma como grande mentor, e por isso irá seguir os Caminhos de Salgueiro Maia, os novos caminhos que importa ainda construir guiados pelo exemplo que o capitão de Abril nos deixou” (sic).
“Assim, em Portugal, em França, na Polónia, Castelo de Vide estará sempre presente com o seu filho ilustre e histórico em espírito e na alma, reforçando a memória dos seus valores”, remata António Pita. © NCV




Sem comentários:
Enviar um comentário