5 de abril de 2024

António Pita esteve em Lisboa no arranque do projeto “Chiado, Carmo, Paris e os caminhos de Salgueiro Maia”

Fotos © DR/NCV
Fotos © DR/NCV
Começou esta quinta-feira dia 4 de Abril em Lisboa, com uma conferência no Museu Arqueológico do Carmo, o projeto "Chiado, Carmo, Paris, os Caminhos de Salgueiro Maia" coordenado pelo docente da Federação de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), Professor José Quaresma (ver programa geral AQUI). Foram também inauguradas duas exposições, uma noMuseu Arqueológico do Carmo e outra na Faculdade Belas Artes da Universidade de Lisboa (Galeria Pep / MNAC).
Castelo de Vide marcou presença neste evento, como parceiro do projeto, através do Presidente da Câmara, António Pita.
À Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, juntam-se neste projeto o Museu Nacional de Arte Contemporânea, Museu Arqueológico do Carmo, Câmaras Municipais de Castelo de Vide, Santarém, Arraiolos e Centro Cultural e Regional de Santarém.
Eventos em Castelo de Vide a 1 de Julho, 80º aniversário de Salgueiro Maia
Clicar na imagem para ampliar.
O projeto desenrola-se no fundamental até dia 1 de Julho em Castelo de Vide, data do 80º aniversário natalício de Fernando Salgueiro Maia, e termina depois com uma exposição em Lodz de 3 a 31 de Dezembro.
O programa consiste em cinco conferências e oito exposições nacionais e internacionais, agendadas para Lisboa, Castelo de Vide, Santarém, Paris, Bologna, Arraiolos, Lodz, nas quais participam 53 artistas/estudantes e artistas/docentes da FBAUL, da Academia de Belas Artes de Bologna, da Academia de Belas-Artes de Lodz, e outros artistas formados no Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo.
Também serão editados dois livros com diversos ensaios alusivos a Salgueiro Maia, à Liberdade Artística e à Filosofia da Liberdade, assim como a realização de ciclos de conferências em vários dos lugares em que se realizam as exposições.
António Pita vai “seguir os Caminhos de Salgueiro Maia"...
“Com muito entusiasmo e com o duplo sentimento de honra e privilégio estive hoje no Carmo, local epicentro da Revolução de Abril, para estar presente na abertura do projeto absolutamente marcante do ponto de vista simbólico e cultural designado por “Caminhos de Salgueiro Maia”, refere o autarca nas redes sociais.
“Os novos caminhos que importa ainda construir”
“O Município desde logo assumiu a adesão a este importante desafio que tem o Professor José Quaresma como grande mentor, e por isso irá seguir os Caminhos de Salgueiro Maia, os novos caminhos que importa ainda construir guiados pelo exemplo que o capitão de Abril nos deixou” (sic).
“Assim, em Portugal, em França, na Polónia, Castelo de Vide estará sempre presente com o seu filho ilustre e histórico em espírito e na alma, reforçando a memória dos seus valores”, remata António Pita. © NCV

Sem comentários: