22 de abril de 2024

Assembleia Intermunicipal da CIMAA homenageou em Castelo de Vide o poder local democrático e Fernando Salgueiro Maia nos “50 anos do 25 de Abril”

Homenagem ao poder local. Fotos © CIMAA/NCV
Tributo a Salgueiro Maia. Fotos © CIMAA/NCV
A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) assinalou na passada quinta-feira, os 50 anos do 25 de abril de 1974, através de uma simbólica homenagem aos eleitos para as Câmaras e Assembleias Municipais do distrito de Portalegre, nas primeiras eleições autárquicas pós-revolução.
Para António Pita, tratou-se de “mais um momento especial para memória futura da Casa da Cidadania, a qual vai já somando várias recordações de grande valor simbólico e histórico, relevando-se aqui a presença de Fernando Soares que, para além de ter sido o primeiro Presidente da Câmara Municipal de Portalegre em 1976, foi também Presidente em Castelo de Vide no mandato de 1989-93”.
António Pita deixou um agradecimento público do Município à CIMAA “pela honrosa distinção a Castelo de Vide de poder acolher tão prestigiante cerimónia”.
Tributo a Fernando Salgueiro Maia
Na sua terra natal, Castelo de Vide, o tributo estendeu-se a uma das personalidades mais importantes da “Revolução dos Cravos”: Fernando José Salgueiro Maia, tendo sido depositada pelos presentes uma coroa de flores, junto ao busto deste ilustre castelovidense.
“O Poder Local é fruto da conquista do regime democrático pelo que todos os eleitos devem o justo e eterno reconhecimento a Salgueiro Maia pelo seu papel fundamental no sucesso do movimento armado que levou à queda do anterior regime ditatorial”, refere a propósito deste momento o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita.
A comitiva, liderada por Albano Silva, Presidente da Assembleia Intermunicipal da CIMAA, Hugo Hilário, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA e António Pita, Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, composta ainda pelos deputados intermunicipais, autarcas do Alto Alentejo e homenageados, teve ainda a oportunidade de realizar uma visita guiada à Casa da Cidadania Salgueiro Maia.
Homenageados receberam “Jarras da Liberdade”
Após a visita, o auditório deste espaço museológico acolheu uma sessão de tributo ao poder local. Arménio do Pina Morais Almeida (AM de Nisa), António do Rosário Moura Rosa (AM de Gavião), Fernando Emílio Silva Soares (CM de Portalegre) e António José Falé Canoa (CM de Monforte), alguns dos autarcas que iniciaram este percurso democrático nas edilidades locais, foram homenageados através da entrega de “Jarras da Liberdade”, manufaturadas na conceituada Cerâmica da Torre do Sino, bem como o livro “25 de abril de 1974, quinta-feira”, do fotojornalista Alfredo Cunha.
"Sentimento de gratidão para com os homenageados"
“O sentimento de gratidão de todos os presentes para com os homenageados, em virtude do serviço prestado à causa pública, levou os ex-autarcas a refletir sobre os desafios que encontraram no processo de transição que o país atravessava, mas também sobre os colegas autarcas – muitos já não se encontram entre nós – que deram o seu imprescindível contributo a cada um dos 15 concelhos do Alto Alentejo, bem como ao nosso território como um todo”, refere uma nota da CIMAA.
Neste dia onde se celebrou a democracia, a comemoração terminou com a primeira Assembleia Intermunicipal da CIMAA deste ano, que se realizou no Convento de São Francisco em Castelo de Vide. © NCV

Sem comentários: