Foto © CMM/NCV |
De acordo com o ICNF o seu papel é relevante na definição das regras de exploração do meio natural, que possibilite a compatibilização das atividades humanas com a dinâmica dos ecossistemas.
Esta área protegida, com uma área de 56.061,31 hectares, estende-se através dos concelhos de Arronches, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre.
O Parque Natural da Serra de São Mamede inclui o essencial da serra com o mesmo nome, o mais importante dos relevos alentejanos. Trata-se de um espaço que, desde logo, nos surpreende pela diversidade paisagística bem expressa na variedade da sua geologia e do elenco florístico presente.
O simples jogo de altitude e das variedades de exposição, o virar-se para norte ou para sul, refletem-se no coberto vegetal que espelha, de forma clara, as influências atlânticas e mediterrânicas.
À diversidade vegetal acrescenta-se a presença de distintas comunidades de animais, com realce para as aves de presa.
Populações paleolíticas, árabes e romanas, gente medieval, todos deixaram marcas ao longo de um território em que a agricultura foi sempre a atividade dominante.
O símbolo deste Parque Natural, é a águia-de-bonelli (Hieraaetus fasciatus). Esta águia é uma ave de rapina que nidifica em zonas escarpadas da serra de São Mamede possuindo, em termos de conservação, o estatuto de "rara". © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário