Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
O Grupo de Amigos de Castelo de Vide (GACV) presta homenagem a Fernando Salgueiro Maia na manhã desta quinta-feira dia 18 de Abril, por ocasião do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
O programa divulgado inclui uma visita ao Parque 25 de Abril e ao busto de Salgueiro Maia às 10:30 horas e uma romagem à campa do capitão de Abril no Cemitério Municipal de Castelo de Vide para deposição de cravos na sua campa.
A realização de atividades de comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios pretende sensibilizar os diversos públicos para a “importância da preservação, salvaguarda e valorização do Património Cultural”, uma questão sempre muito apadrinhada pelo capitão de Abril castelovidense.
Carta de Veneza adotada em 1964
Este ano o tema “Catástrofes e conflitos à luz da Carta de Veneza” convida a refletir sobre o Património Cultural partilhado que emana desta convenção internacional, no ano em que celebra 60 anos, e que papel ainda desempenha na atualidade.
A Carta de Veneza foi adotada em 1964, duas décadas após a Segunda Guerra Mundial, numa época que prometia progresso e desenvolvimento económico ilimitados. Seis décadas depois, o mundo enfrenta uma emergência climática, um número crescente de catástrofes naturais e conflitos, que levam à destruição de locais culturais e à deslocação em massa de populações. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário