![]() |
| Clicar na imagem para ampliar. |
O Notícias de Castelo de Vide nasceu há 30 anos, pela mão do Grupo de Amigos de Castelo de Vide.
A data assinala-se formalmente hoje, dia 1 de Abril, como consta da ficha técnica da primeira edição impressa. De facto dia 1 de Abril de 1994 foi Sexta-feira Santa e foi nessa data que efetivamente foi dado à estampa e se começou a distribuir o jornal.
Por força das crescentes e agravadas vicissitudes económicas, políticas, sociais e culturais que os meios de comunicação social têm atravessado no último quarto de século, o NCV foi forçado a abandonar as edições impressas, primeiro mensais e depois quadrimestrais, e fez agulha há 17 anos e meio (Novembro de 2006) para uma versão digital complementar, tendo sido um dos primeiros a fazê-lo na imprensa regional do Alto Alentejo.
Utilizando a tecnologia então nascente dos blogues como plataforma passou a publicar todo o tipo de notícias de Castelo de Vide e dos concelhos vizinhos do Norte Alentejano com atualização pelo menos uma vez por dia.
Versão diária por correio eletrónico
Atualmente, para além do repositório de notícias desde 2011 consultável e pesquisável AQUI, os associados do Grupo de Amigos de Castelo de Vide que o pretendam (e tenham as quotas em dia) podem também receber comodamente todos os dias por correio eletrónico uma versão digital do seu NCV "diário".
Apesar dos sucessivos ajustamentos e atualizações que foi sofrendo, esta plataforma digital também se encontra em fase de uma profunda atualização tecnológica e funcional que pretende proporcionar não só uma melhor e mais ágil gestão editorial e administrativa, como também de distribuição e acesso por parte de atuais e potenciais leitores.
Tudo de e para castelovidenses e amigos de Castelo de Vide, com base num estatuto editorial - que republicamos junto - tão estável quanto claro e transparente em prol de Castelo de Vide e do Norte Alentejano.
8,7 milhões de visualizações (31% no estrangeiro)
Até hoje o NCV publicou por esta via digital quase 50 800 notícias que grangearam 8,75 milhões de visualizações de página (atualmente mais de duas mil em média diária e cerca de 60 a 70 mil em média mensal). E cerca de um quarto destas visualizações encontram-se mesmo fora de Portugal com destaque para Estados Unidos, França, Alemanha, Noruega, Suécia, Irlanda, Espanha, etc..
Estatuto editorial do Notícias de Castelo de Vide
O Notícias de Castelo de Vide é um órgão de comunicação social escrita, independente dos poderes político, económico e religioso. Pluralista e defensor dos interesses de Castelo de Vide e do contexto norte-alentejano em que o concelho se insere, adopta a tolerância, o rigor e a isenção como lemas.
Propriedade do Grupo de Amigos de Castelo de Vide, o Notícias de Castelo de Vide cumpre a missão de informar de e sobre Castelo de Vide, a que esta associação, desde o inicio da sua génese, atribuiu a maior prioridade e importância, até em termos estatutários.
Editorialmente, orienta-se pelo primado da informação sobre a opinião, da notícia sobre o artigo ou o comentário, que terão espaços próprios e a importância relativa que, em cada caso, se mostre mais adequada.
Posiciona-se como meio da imprensa local, na acepção de que dá cobertura privilegiada aos acontecimentos, realidades e problemas marcadamente locais.
O Notícias de Castelo de Vide compromete-se a respeitar os princípios deontológicos da imprensa e a ética, profissional, de modo a não prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou deturpando a informação.
![]() |
| Visualizações 2011-2024. Clicar na imagem para ampliar. |
![]() |
| Visualizações 2011-2024. Clicar na imagem para ampliar. |
![]() |
| Visualizações 2011-2024. Clicar na imagem para ampliar. |





Sem comentários:
Enviar um comentário