Fotos © CMP/NCV |
Esta cerimónia militar foi precedida de uma cerimónia religiosa comemorativa do 113º aniversário da Guarda Nacional Republicana celebrada, pela primeira vez fora de Lisboa, na Sé Catedral de Portalegre e presidida pelo Patriarca de Lisboa e Administrador Apostólico das Forças Armadas, D. Rui Valério, com a presença do Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Bramco D. Antonino Dias.
O juramento de fidelidade à Pátria e à Guarda Nacional Republicana foi solenemente manifestado perante a presença da Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, do Secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia, do Comandante Geral da GNR, Tenente-General Rui Veloso, dos deputados Henrique Chagas Freitas e Ricardo Pinheiro, do Comandante do Centro de Formação de Guardas da GNR, Coronel Carlos Belchior e da Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Pombo Carvalho, entre muitos representantes das instituições civis, militares e religiosas do Distrito, bem como das famílias dos novos guardas.
Este evento marcou o final do período de formação, com o consequente início da atividade profissional, para 306 novos militares que hoje assumiram colocar o melhor de si ao serviço de Portugal e dos portugueses, trabalhando sempre em favor das comunidades.
Continuidade do projeto da nova Escola de Formação da GNR
Na sua intervenção, a Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, referiu conhecer as necessidades de investimento nas forças de segurança, avançando ser objetivo do Governo encontrar estratégias para atrair mais jovens para esta área.
Assegurou ainda ser vontade do Governo dar continuidade ao projeto de construção da nova Escola de Formação da GNR, informando que o contrato de adjudicação do projeto técnico foi remetido para o Tribunal de Contas no dia 12 de Abril de 2024, aguardando visto para poder avançar. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário