A Associação Arte AlémTejo anunciou a inauguração da exposição "Leone Holzhaus, o seu legado artístico, uma seleção", no Domingo 26 de Maio de 2024, pelas 16 horas. Esta exposição estará patente durante 12 meses, no Centro de Inovação Turística do Tejo Internacional, no edifício da antiga alfândega da fronteira de Galegos em Marvão, entre Portugal e Espanha.
Nesta exposição, celebra-se a obra de Leone Holzhaus, uma destacada cronista do Alentejo, cujas pinturas capturam a alma da região.
Clicar para ampliar. |
A artista Leone Holzhaus (1948-2022), nascida na Holanda, viveu em Portugal desde os anos 1990.
Viajou por todo o país, acabando por se fixar no pitoresco Parque Natural da Serra de São Mamede, onde se apaixonou pela luz da região montanhosa do Norte Alentejano.
As suas pinturas, cheias de cor e vida, partilham histórias de pessoas reais e mostram-nos a cultura rural portuguesa em vias de desaparecimento. A sua produtividade foi enorme, com obras espalhadas pelo Mundo, tendo sido encontradas mais de 250 no seu atelier após a sua morte.
Clicar para ampliar. |
Cerca de 90 dessas obras foram cuidadosamente emolduradas, conforme os padrões da artista, para agora serem expostas ao público.
A Associação Arte AlémTejo, fundada em 2023, gere e arquiva o legado de Leone Holzhaus e esta exposição apresenta uma seleção das suas obras em cinco categorias: Ambiente, Pessoas e Património, Animais, Cadeiras e Portas e Janelas.
“Leone deixou poucos detalhes escritos, por isso, seguindo o seu espírito, deixamos a arte falar por si”, refere uma nota da Associação sobre esta exposição. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário