António José Caria Mendes. |
O seu funeral realiza-se esta segunda-feira dia 13 de Maio numa cerimónia de acordo com o rito judaico que terá lugar pelas 12:30 horas no Cemitério Judaico de Lisboa, localizado na Avenida Afonso III, 44.
Com raízes familiares em Portalegre, era muito apreciado na região. Trabalhou de 1992 a 1995 na Câmara Municipal de Nisa, na Divisão de Obras Particulares e pelo Gabinete Técnico, foi co-fundador do Museu Municipal de Marvão e professor em Portalegre e era sempre com particular emoção e grande sentido da verdade histórica que abordava os assuntos da herança judaica desta região.
Dia Nacional da Memória das Vítimas da Inquisição
Contribuiu para o estudo da criação do Decreto-lei (30-A/2015, de 27 de fevereiro) que viria a atribuir a nacionalidade portuguesa aos descendentes de judeus sefarditas.
Juntamente com o Professor Jorge Martins desempenhou um papel muito importante na petição pela criação do Dia Nacional da Memória das Vítimas da Inquisição, aprovada em comissão parlamentar em 2018 e depois no plenário da AR em 2020.
Apoiante do Projeto “Entre Diálogos”
Foi apoiante e colaborador no Projeto Entre Diálogos sobre Garcia d’Orta desenvolvido por Maria do Carmo Fernandes e pelo Grupo de Amigos de Castelo de Vide que se lhe refere como “uma figura grande e de um caráter humanista, sempre em defesa dos seus valores e crença religiosa (…) e que falava de Castelo de Vide e de Marvão sempre de forma emocionada”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário