5 de maio de 2024

“Hora do Conto” no 23º aniversário da Biblioteca Municipal Laranjo Coelho de Castelo de Vide

Fotos © DR/NCV
Fotos © DR/NCV
Fez esta semana 23 anos que o edifício da atual Biblioteca Municipal recebeu estes serviços. Segundo a vereadora Helena Esteves, foi “de forma simbólica e de modo a continuar a promover a leitura e o conhecimento nas gerações mais novas”, que ficou assinalada a data convidando Luís Ensinas, da Biblioteca Municipal de Portalegre, para dinamizar duas sessões de contos.
“A sala polivalente foi, assim, palco para muitas personagens, lugares, fantasias e histórias”, continua a autarca, que deixou um agradecimento público “a todos os que se associaram a nós, e vieram partilhar este momento de festa a nosso lado” e ainda “a todos os leitores e colaboradores deste espaço cultural”.
Recordar a figura de P.M. Laranjo Coelho
P.M. Laranjo Coelho.
A autarca aproveitou para “relembrar o castelovidense Possidónio Mateus Laranjo Coelho, que se notabilizou pela cultura e pelo seu trabalho na área da investigação histórica, tornando-se uma figura nacional e de grande estima por parte dos seus conterrâneos”.
E recordou também que foi em testamento, datado a 19 de Outubro de 1968, que legou à Câmara Municipal a casa da Rua Sequeira Sameiro, a sua residência em Castelo de Vide, lendo-se: "(...) para a mesma Câmara o destinar e servir de residência e alojamento de magistrados da Comarca (...). Se, porém, a casa legada não puder ter esse fim, deverá a Câmara em tal caso, destiná-la a biblioteca, museu, exposições, conferências ou outros actos meramente artísticos e culturais com absoluta exclusão dos serviços burocráticos e de expediente de outras Repartições da mesma Câmara Municipal. (…)”. © NCV

Sem comentários: