1 de julho de 2024

Castelo de Vide comemora hoje o 80º aniversário do capitão de Abril Fernando Salgueiro Maia

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
Clicar na imagem para ampliar o programa.
Um vasto e diversificado programa assinala esta segunda-feira dia 1 de Julho o 80º aniversário do nascimento do capitão de Abril Fernando Salgueiro Maia que nasceu em Castelo de Vide, na Rua de Santo Amaro, em 1944.
Tudo começa logo pela manhã no Parque 25 de Abril com a leitura pública do livro infantil “Salgueiro Maia – O herói do 25 de Abril pela sua autora Vanda Furtado Marques, acompanhada de distribuição de balões biodegradáveis às crianças do concelho durante toda a manhã.
Apresentação do projeto “Chiado, Carmo, Paris” e de livro
A partir das 10 horas tem lugar na Casa da Cidadania Salgueiro Maia, no Castelo, o Ciclo de Conferências que começa com a apresentação do projeto “Chiado, Carmo, Paris” pelo Professor José Quaresma da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e do livro “Salgueiro Maia and the Practice of Freedom”.
“Os caminhos de Salgueiro Maia” na Fonte da Vila
Seguem-se as conferências de Ana Paula Amendoeira, Ana Ferreira e José Quaresma e a inauguração da exposição “Olhar de Volta” de Helena Ferreira.´
Depois de um almoço buffet pelas 13:15 horas, as cerimónias prosseguem com a inauguração da exposição “Os caminhos de Salgueiro Maia” nas instalações do futuro Centro de Interpretação Garcia d’Orta nas antigas Termas à Fonte da Vila, com intervenção dos curadores José Quaresma e Orlando Farya.
Evocação no Parque 25 de Abril
A partir das 17 horas terá lugar uma evocação a Salgueiro Maia com deposição de coroa de flores no monumento ao capitão de Abril e intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, do chefe de gabinete do secretário de Estado Adjunto e da Defesa, António José Moraes Batista, em representação do Ministro da Defesa Nacional, do Presidente da Câmara Municipal de Santarém, de Maria Inácia Rezola, comissária executiva da Estrutura de Missão para as Comemorações do 50º aniversário a Revolução do 25 de Abril, e do Secretário de Estado da Administração Local e da Administração do território, Hernâni Dias.
Concerto na Praça D. Pedro V
No final será apresentado o livro “25 de Abril de 1974, Quinta-Feira” por Alfredo Cunha e Adelino Gomes.
O dia termina pelas 18:30 horas na Praça D. Pedro V com um concerto pela Banda Sinfónica do Exército com o pianista Júlio Resende e “entrega de placas comemorativas a entidades”. © NCV
Clicar na imagem para ampliar o Convite.

Sem comentários: