9 de junho de 2024

Fotorreportagem: Festa de Nossa Senhora da Alegria animou o centro do burgo medieval

Fotos © SR1D/NCV
Fotos © SR1D/NCV
No passado fim de semana, dias 1 e 2 de Junho o terreiro da Senhora da Alegria voltou a encher-se de festa e de vida. Segundo a vereadora Helena Esteves, “Nossa Senhora da Alegria levou população até às ruas do burgo medieval para viver a festa”.
A autarca e também presidente da Direção da Sociedade Recreativa 1º de Dezembro sublinha a combinação de esforços com a Paróquia de Castelo de Vide e com a Câmara Municipal para, em conjunto, reativar uma das tradicionais festas populares do Concelho.
Ana Trindade e Banda União Artística
“No sábado a animação ficou a cargo da acordeonista Ana Trindade, que entusiasmou as várias faixas etárias a entrar no ritmo e a fazer a festa. Já no Domingo, Dia Santo, o foco direcionou-se para as cerimónias religiosas”.
“A capela encheu-se de crentes na hora da missa, seguindo-se a procissão pelas ruas do castelo, com a participação da Banda União Artística, que num gesto de altruísmo, colaborou “pro bono” connosco”, refere Helena Esteves que agradeceu publicamente esta colaboração à Direção da Banda União Artística, ao seu maestro e a todos os músicos.
Academia Sénior de Castelo de Vide
“Para terminar o dia, a Academia Sénior de Castelo de Vide animou-nos com as suas músicas populares e de origem local, a quem expressamos também a nossa gratidão”.
E os agradecimentos da Presidente da Sociedade Recreativa 1º de Dezembro estenderam-se “a todas as equipas e pessoas singulares que se envolveram e colaboraram para realização de uma das Festas mais acarinhadas em Castelo de Vide”.
Apoio dos moradores do Castelo
“Reconhecendo o trabalho e dedicação de todos, não poderíamos deixar de referir o apoio e receção dos moradores do castelo, membros da comissão de festas antecedente, que nos acolheram, vestiram a nossa camisola e fizeram a festa a nosso lado. Obrigada Maria João e Sr. João Saldanha, Sr. Amândio e Sr. Raposo!”.
Padroeira de Castelo de Vide?
“Em jeito de conclusão, aproveitamos para esclarecer que não existe nenhum registo documental/histórico relativo à Padroeira de Castelo de Vide, por isso a população de acordo com as suas crenças e devoções enaltece diferentes Santas, como é o caso de Nossa Sra da Alegria, Nossa Sra. da Luz, Nossa Sra. da Penha ou Santa Maria da Devesa”, conclui a vereadora Helena Esteves. © NCV

Sem comentários: