Fotos © DR/NCV |
Fotos © DR/NCV |
A iniciativa foi do Grupo de Amigos de Castelo de Vide em parceria com o Agrupamento de Escolas e enquadra-se no âmbito do V centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões (1524-2024).
Gravuras da célebre edição de “Os Lusíadas” do Morgado de Mateus
Em exposição está um conjunto de doze reproduções ampliadas das gravuras que ilustram a mais célebre edição de “Os Lusíadas”, do Morgado de Mateus, com dois retratos de Camões e mais dez alusivas a cada canto da obra (ver notícia AQUI).
Trata-se de uma coleção particular de Filipe Fernandes editada em 1972 por ocasião do 4º centenário da primeira edição de “Os Lusíadas” pela então Secretaria do Estado da Informação e Turismo.
Facsímile numerado dos “Lusíadas”
Estará também disponível um exemplar facsímile numerado dos “Lusíadas” iluminados por Julião Machado numa edição limitada de 1994, pertencente a José Júlio Palmeiro.
Por seu lado, o cartaz representa o retrato ao “Fidelíssimo“ de Luís Vaz de Camões, muito provavelmente o retrato mais fiel do poeta, mandado fazer pelo Conde Vimioso, datado do ano de 1580 e 1582.
Com entrada livre, esta exposição estará aberta à comunidade até ao próximo dia 1 de Julho de segunda a sexta-feira entre as 10 e as 16:30 horas, estando prevista a continuação da participação dos alunos nomeadamente dos 7º, 8º e 9º anos de escolaridade. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário