18 de junho de 2024

Grupo de 30 participantes mergulhou na pré-história de Póvoa e Meadas nas Jornadas Europeias da Arqueologia


Fotos © NCV
Fotos © NCV
O Grupo de Amigos de Castelo de Vide (GACV) - em parceria com a Junta de freguesia de Póvoa e Meadas - assinalou no passado sábado as Jornadas Europeias da Arqueologia no concelho com uma “oficina de arqueologia” dedicada à “Pré-história em Póvoa e Meadas”, seguida de um “almoço paleolítico” e terminando com uma visita ao Forno Romano dos Mosteiros.
O evento foi animado por Nelson Almeida, doutorado em Pré-História pela Universidade de Évora e Maria do Carmo Fernandes, mestre em Política Cultural Autárquica pela Universidade de Coimbra, e ambos membros da Direção do Grupo de Amigos de Castelo de Vide (GACV).
A Freguesia de Póvoa e Meadas esteve assim “colocada ao lado de grandes cidades da Europa” e o concelho de Castelo de Vide integrado nesta “rede de cultura do património na Europa”.
Grupo de 30 participantes em múltiplas atividades
Clicar na imagem para ampliar.
Após um pequeno-almoço tradicional proporcionado pela Associação Cultural e Desportiva de Povoa e Meadas os cerca de trinta participantes deslocaram-se até aos Mosteiros onde foi visitado o forno romano e se conversou sobre a ocupação romana da região.
De regresso à Povoa e Meadas, e já no quintal da Junta de Freguesia, entrou-se na pré-história, para o período neolítico, e alguns “corajosos” iniciaram-se na elaboração de cerâmicas e na moagem manual de cereais.
Refeição paleolítica
O almoço tentou recriar o que poderia ter sido uma refeição do período paleolítico assentando em carnes grelhadas, cogumelos, espargos, nozes, frutos vermelhos e bagas.
Da parte da tarde realizaram-se algumas outras atividades relacionadas com o período paleolítico como uma introdução ao talhe lítico, seguido da preparação e lançamento de zagaias.
Ainda relacionado com o período paleolítico, foram demonstradas várias formas de produção de fogo, embora sem ignição, como recomendado pela proteção civil.
Jornadas decorreram em 47 países
Clicar na imagem para ampliar.

As Jornadas Europeias da Arqueologia (JEA) convidaramm o público a olhar para o passado e a explorar os vestígios materiais das sociedades desde a Pré-história. Na Europa, foram 47 os países que se associaram às celebrações, através da organização dos mais diversos eventos.
Coordenadas a nível europeu pelo Institut National de Recherches archéologiques Préventives (INRAP) e em Portugal pelo Património Cultural, I.P., durante as Jornadas Europeias de Arqueologia todas as entidades participantes foram convidadas a mobilizar-se para dar a conhecer ao público os tesouros do património arqueológico e os bastidores da arqueologia. © NCV

Sem comentários: