O Grupo de Amigos de Castelo de Vide (GACV) - em parceria com a Junta de freguesia de Póvoa e Meadas - assinalou no passado sábado as Jornadas Europeias da Arqueologia no concelho com uma “oficina de arqueologia” dedicada à “Pré-história em Póvoa e Meadas”, seguida de um “almoço paleolítico” e terminando com uma visita ao Forno Romano dos Mosteiros.
O evento foi animado por Nelson Almeida, doutorado em Pré-História pela Universidade de Évora e Maria do Carmo Fernandes, mestre em Política Cultural Autárquica pela Universidade de Coimbra, e ambos membros da Direção do Grupo de Amigos de Castelo de Vide (GACV).
A Freguesia de Póvoa e Meadas esteve assim “colocada ao lado de grandes cidades da Europa” e o concelho de Castelo de Vide integrado nesta “rede de cultura do património na Europa”.
Grupo de 30 participantes em múltiplas atividades
Clicar na imagem para ampliar. |
De regresso à Povoa e Meadas, e já no quintal da Junta de Freguesia, entrou-se na pré-história, para o período neolítico, e alguns “corajosos” iniciaram-se na elaboração de cerâmicas e na moagem manual de cereais.
Refeição paleolítica
O almoço tentou recriar o que poderia ter sido uma refeição do período paleolítico assentando em carnes grelhadas, cogumelos, espargos, nozes, frutos vermelhos e bagas.
Da parte da tarde realizaram-se algumas outras atividades relacionadas com o período paleolítico como uma introdução ao talhe lítico, seguido da preparação e lançamento de zagaias.
Ainda relacionado com o período paleolítico, foram demonstradas várias formas de produção de fogo, embora sem ignição, como recomendado pela proteção civil.
Jornadas decorreram em 47 países
|
As Jornadas Europeias da Arqueologia (JEA) convidaramm o público a olhar para o passado e a explorar os vestígios materiais das sociedades desde a Pré-história. Na Europa, foram 47 os países que se associaram às celebrações, através da organização dos mais diversos eventos.
Coordenadas a nível europeu pelo Institut National de Recherches archéologiques Préventives (INRAP) e em Portugal pelo Património Cultural, I.P., durante as Jornadas Europeias de Arqueologia todas as entidades participantes foram convidadas a mobilizar-se para dar a conhecer ao público os tesouros do património arqueológico e os bastidores da arqueologia. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário