30 de junho de 2024

Redes de Judiarias de Portugal e Espanha assinaram em Plasencia acordo para promoção internacional

Foto © DR/NCV
Clicar para ampliar. Foto © DR/NCV
As Redes de Judiarias de Portugal e Espanha assinaram na passada quarta-feira um acordo considerado “histórico” com o objetivo de desenvolver uma estratégia de promoção turística ibérica a nível internacional.
O acordo foi assinado em Plasencia (Espanha), entre o presidente da Rede de Judiarias de Espanha, Fernando Pizarro García-Polo, também alcalde de Plasencia, e o presidente da Rede de Judiarias de Portugal, António Pita, Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide.
Em declarações à agência Lusa, António Pita explicou que se trata de “um acordo histórico” porque, “pela primeira vez”, se formaliza uma estratégia da promoção e valorização turística do património judaico à escala da Península Ibérica, com atividades financiadas através de candidaturas a linhas de financiamento de projetos culturais, turísticos e de desenvolvimento económico.
Promoção ibérica do património judaico
“Aquilo que se pretende com este acordo é que ambos os países assumam formalmente uma estratégia de promoção da Península Ibérica a nível internacional, ou seja, em vez de andarmos em feiras de turismo a fazer um trabalho individual das redes de judiarias, que haja a possibilidade de fazer uma promoção conjunta no sentido de sermos mais eficazes na promoção do território”, adiantou o autarca castelovidense.
Este acordo visa conquistar os turistas associados a este tipo de mercado, quando visitam, por exemplo a rede em Portugal, no sentido de visitar depois a rede espanhola e vice-versa.
Acordo de 4 anos prorrogável e reuniões anuais
O acordo de colaboração agora assinado tem um período de quatro anos, sendo prorrogável., e assegura também o compromisso de ambas as entidades em celebrar uma reunião institucional com pelo menos periodicidade anual.
Vai ser desenvolvido um programa de atividades comuns para promover um maior conhecimento do património judaico dos associados das duas instituições, tanto de âmbito institucional europeu e internacional como, em particular, em contextos onde existam comunidades judaicas interessadas em ligar-se às suas origens sefarditas.
E pretende-se também estimular a participação conjunta em feiras internacionais e outras atividades culturais que mostrem o património de origem judaica presente na Península Ibérica. © NCV

Sem comentários: