26 de julho de 2024

Portalegre participa no projeto europeu “Streets for Citizens” de que a AREANATejo é parceira naciomal

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
A cidade de Portalegre participa no projeto europeu “Streets for Citizens”, aprovado no âmbito do programa INTERREG EUROMED, e de que a AREANATejo é parceira portuguesa.
As ações preconizadas no presente projeto serão implementadas ao longo de 33 meses e incluirão soluções inovadoras para a mobilidade sustentável nas cidades, de modo a fomentar a minimização dos impactos ambientais negativos da vida urbana, no sentido de tornar as cidades mais habitáveis.
O propósito desta iniciativa conjunta assenta na implementação de medidas associadas à prática de ações que promovam o urbanismo tático em sete regiões europeias, localizadas na Bósnia, no Chipre, na Eslovénia, em Espanha, na Grécia, em Itália e em Portugal, representado pela cidade de Portalegre. Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas AQUI e AQUI.
Corredor pedonal liga quatro escolas da cidade
A Câmara Municipal de Portalegre, enquanto recetora do projeto piloto e em parceria com a AREANATejo, tem como premissa a promoção da mobilidade ativa e o envolvimento de estudantes na implementação de um corredor pedonal de ligação de quatro escolas da cidade com alguns espaços públicos, serviços e equipamentos de uso coletivo.
O espírito colaborativo entre todos os intervenientes no processo de revitalização e renovação da área de intervenção será fundamental na prossecução dos trabalhos de pinturas de pavimentos, de decoração de mobiliário urbano e de criação de instalações artísticas, sendo que, e sempre que possível, utilizar-se-ão materiais reciclados.
Mudar hábitos do quotidiano dos munícipes
Para além da participação proativa de crianças e jovens no processo de regeneração do espaço público, pretende-se ainda com o projeto piloto “Streets for Citizens” de Portalegre incentivar a mobilidade pedonal e/ou ciclável e mudar os hábitos do quotidiano dos munícipes, no sentido de se evitar percorrer curtas e diárias deslocações urbanas em viaturas particulares, contribuindo-se assim para a diminuição das emissões de GEE causada pela utilização de transportes motorizados. © NCV

Sem comentários: