10 de setembro de 2024

Mural de Salgueiro Maia chegou aos Moinhos da Funcheira na Amadora pelas mãos do artista Odeith

Foto © CMA/NCV
No âmbito do projeto Conversas na Rua, da Câmara Municipal da Amadora, o artista urbano Odeith  deixou impresso na cidade a figura do capitão Salgueiro Maia.
O trabalho do artista amadorense na Av. Dr. Fernando Piteira Santos, nos Moinhos da Funcheira, foi realizado a partir de uma conhecida fotografia de Alfredo Cunha.
A iniciativa no âmbito dos 50 anos do 25 de Abril celebra também os 45 anos da cidade da Amadora e assinala uma década de arte urbana na cidade.
Quem é Odeith
O artista Odeith nasceu em 1976, na Damaia (Portugal) e iniciou-se na arte urbana em meados dos anos de 1980, mas foi na década seguinte que teve o primeiro contacto com o graffiti e com o movimento que se iniciava. As suas primeiras experiências foram realizadas na rua e em linhas de comboio e depois surgiram oportunidades para pintar grandes murais na Damaia, em Carcavelos e em diversos bairros sociais, entre os quais, a Cova da Moura, o 6 de Maio e Santa Filomena.
Em 2005 foi reconhecido, a nível internacional, pelas inovadoras incursões na chamada arte anamórfica, destacando-se pelas composições criadas em perspetiva pintadas em diferentes superfícies, como esquinas de 90º ou da parede para o chão, criando um efeito de ilusão ótica.
Em 2008 encerrou as portas do seu estúdio de tatuagens (inaugurado em 1999), para ir trabalhar para Londres. Regressado a Lisboa, assumiu a pintura como atividade principal, e criou murais para empresas nacionais e internacionais como a London Shell, a Kingsmill, o Sport Lisboa e Benfica, a Coca-Cola, a Estradas de Portugal, a Samsung, a Câmara Municipal de Lisboa, a Câmara Municipal de Oeiras, entre outras.
Entre os eventos em que participou, destacam-se: Meeting of Styles (Alemanha), Museum of Public Art (Louisiana, EUA), MuBE – Museu Brasileiro da Escultura (São Paulo, Brasil), 1.ª Bienal del Sur (Panamá), 2.º Aniversário do Museu Coleção Berardo, entre outras. © NCV
Foto © CMA/NCV

Sem comentários: