Lançamento do Congresso em Junho. |
A Associação Nacional de Coliving e Coworking (ANCYCO) espanhola vai realizar o primeiro Congresso Internacional de Coliving Turístico de 25 a 27 de Setembro na raia do Alentrejo com a Extremadura espanhola.
De facto este evento híbrido combinará sessões presenciais com participação à distância no Camping Aguas Claras em Valencia de Alcántara, Marvão e Castelo de Vide (provavelmenmte no Cine-Teatro Mouzinho da Silveira).
O congresso reunirá especialistas e emprendedores do sector turístico para explorar como o coliving pode revitalizar as zonas rurais e enfrentar de maneira sustentável os desafios do despovoamento.
A previsão do evento – cujo programa ainda não é conhecido - é reunir até cerca de 240 pessoas nas sessões matutinas, enquanto que nas vespertinas a participação se reduzirá a meia centena de assistentes.
Revitalizar as comunidades rurais
"Durante anos temos trabalhado para posicionar o coliving como uma opção viável para revitalizar as nossas comunidades rurais, e este evento será chave para partilhar experiências e avançar nesta direcção", refere a dinamizadora do congresso Patricia García.
Durante três dias, os participantes poderão assistir a palestras inspiradoras de especialistas internacionais procedentes de Israel, Itália, Colômbia e Argentina, que partilharão conhecimentos sobre economia laranja, sustentabilidade e as oportunidades emergentes no âmbito do “coliving” turístico.
Exemplo do turismo judaico
Entre eles figura Clara Cohen, especialista israelita em turismo judaico, que explorará como o coliving pode integrar-se em contextos culturais únicos incluindo a visita a uma sinagoga. Para ela "o turismo judaico tem muito que ensinar em termos de preservação cultural e sustentabilidade". Junta-se também Mark Basilico, mestre do mosaico, que realizará una demostração numa antiga cidade romana para ilustrar a integração da arte com a história no “coliving” turístico.
Prémios ODS para “colinvings” turísticos
Um dos aspetos destacados do congresso serão os Prémios ODS, que reconocerán aos colivings turísticos mais comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentábvel das Nações Unidas. Esta iniciativa subliunha o compromisso do evento com a sustentabilidade ambiental e social, promovendo práticas responsáveis que possam transformar positivamente as comunidades locais e globais através do turismo.
Este evento pretende representar uma oportunidade única para explorar o potencial do coliving como motor de desenvolvimento económico e social em ambientes rurais, integrando-se na economia criativa e cultural de maneira inovadora. Com um enfoque internacional, o congresso promete ser um ponto de encontro chave para transformar as comunidades através do turismo sustentável e a colaboração internacional.
Colinving turísticos
O coliving é uma modalidade de alojamento interessante para quem procura um sentido de comunidade e se interessa pela economia da partilha, que proporciona trocas vantajosas para todos as partes envolvidas. É também uma forma de evitar o problema gerado pela superlotação das grandes cidades e também os elevados valores das rendas. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário