11 de outubro de 2024

António Pita analisou com o Ministério da Cultura “assuntos pendentes e projetos estruturantes para o futuro do concelho”



Palácio da Ajuda - Lisboa. Fotos © DR/NCV
Maria de Lurdes Craveiro.
Como o NCV noticiou em tempo (ver AQUI), o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, esteve reunido na passada quarta-feira dia 9 de Outubro com a Secretária de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro, “à mesma hora em que decorria o Conselho de Ministros dedicado à Cultura no Palácio Nacional da Ajuda”.

O autarca esteve acompanhado pela Vice-presidente da CCDR Alentejo, Ana Paula Amendoeira (ex-Diretora Regional da Cultura do Alentejo), e pela Adjunta da Presidência, Ana Carolina Sequeira.
“Esta audiência foi absolutamente indispensável para encontrar soluções e clarificar competências sobre assuntos pendentes, bem como para definir caminhos para projetos culturais estruturantes”, adianta António Pita.
Cinco dossiers em cima da mesa
Em cima da mesa estiveram os seguintes dossiers:
1. Casa de Cidadania Salgueiro Maia: transferência de competências para o Município, bilhética, intervenções urgentes, execução da segunda fase e Galeria Alfredo Cunha;
2. ⁠Castelo e Muralhas: auto de transferência de competências;
3. ⁠Igreja de Santo Amaro: projeto do Museu Martins Barata;
4. ⁠Centro de Interpretação Garcia de Orta: inauguração, documentário sobre vida e obra;
5. ⁠Antiga Cadeia: projeto de Galeria de Esculturas de Jørgen Haugen Sørensen.
Respostas nos próximos meses...
“A governante com a pasta da Cultura nacional tomou conhecimento das várias preocupações e assuntos expostos e assumiu o compromisso de o Ministério responder nos próximos meses a algumas das questões prioritárias, abrindo caminho para um maior diálogo entre as instituições e manifestando interesse em acompanhar os projetos em curso”, refere o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide. 
Expetativa de diligências concretas
“Aguardamos pois para breve e com muita expectativa dar notícias do desenvolvimento desta reunião acreditando que irão ser tomadas diligências concretas sobre os dossiers analisados, todos eles suspensos por ausência de decisões formais da administração central”, remata o autarca. © NCV

Sem comentários: