Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
Entre esta quinta-feira dia 3 e o sábado dia 5 de Outubro voltam a realizar-se pela nona vez as Jornadas Internacionais de Idade Média, em Castelo de Vide (ver toda a informação AQUI).
O tema desta edição é “As sociedades urbanas na Europa Medieval” (ver o programa completo AQUI), contando com conferências plenárias realizadas por renomados especialistas nacionais e internacionais, como Hermenegildo Fernandes (FLUL; CH-UL), Marc Boone (Faculty of Arts and Philosophy Universiteit Gent), Elodie Lecuppre-Desjardin (Université de Lille) e Pierre Chastang (Université Paris-Saclay).
António Pita na abertura e no encerramento
Os trabalhos decorrem com sessões simultâneas no Cine-Teatro Mouzinho da Silveira e no auditório da Fundação Nossa Senhora da Esperança (Convento de S. Francisco).
O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, participa nas sessões de abertura e encerramento e está prevista uma visita guiada Centro Histórico de Castelo de Vide no final dos trabalhos do primeiro dia.
Cultura, preservação patrimonial e formação
Estas Jornadas Internacionais de Idade Média são uma iniciativa do Instituto de Estudos Medievais e da Câmara Municipal de Castelo de Vide, juntando as vontades e a eficácia de um centro de investigação “que articula a pesquisa científica com a sua transferência para a sociedade” com uma Câmara Municipal “apostada em investir, de forma sustentada, na cultura, na preservação patrimonial e na formação”.
Grandes temas da Idade Média
As duas instituições pretendem transformar estes encontros anuais em “foro de discussão dos grandes temas e problemáticas da Idade Média entre especialistas de várias áreas científicas, nomeadamente a história, a arqueologia, a história de arte e a literatura, entre outras”.
Potencialidades da Vila e da região
“A escolha de Castelo de Vide para albergar o evento permite aos investigadores imergirem num ambiente propiciatório à reflexão sobre a Idade Média e contribuirá para impulsionar as potencialidades atrativas e patrimoniais desta vila e da região transfronteiriça em que se insere”.
O objetivo é que “a seu tempo, as Jornadas Internacionais da Idade Média, realizadas em Castelo de Vide, venham a marcar o ritmo dos encontros regulares sobre Idade Média a nível internacional”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário