2 de novembro de 2024

Projeto “Far Pax”: baluarte nascente do Castelo de Marvão vai ser recuperado e aberto à visitação

Fotos © CMM/NCV
Através do projeto transfronteiriço “FAR PAX - A Paz Europeia Através das Fortalezas Abaluartadas da Raia”, a Câmara Municipal de Marvão vê satisfeita uma ambição de longa data: o baluarte nascente, fechado desde que há memória, será objeto de um investimento de 150 mil euros nas suas acessibilidades, para que seja mais um ativo turístico da fortaleza, mas também um local de desfrute para a comunidade transfronteiriça.
A intervenção vai ainda aumentar a área visitável de barbacã, que partirá do baluarte das Portas da Vila, cuja conservação e restauro ficará a cargo dos Campos de Património, também previstos neste projeto, favorecendo a mobilidade suave e carbonicamente neutra, ao centro histórico de Marvão.
O vice-presidente Luís Costa participou no Encontro Transfronteiriço de apresentação do projeto “FAR PAX - A Paz Europeia Através das Fortalezas Abaluartadas da Raia”, que une os Municípios de Almeida, Ciudad Rodrigo, Marvão, Valença e Tui (INTERREG POPTEC 2021-2027).
Nas suas ações, contempla-se uma estratégia conjunta de desenvolvimento, baseada no Património Cultural (outrora património militar da raia), onde está prevista a implementação de sistemas de monitorização do património e de uma estratégia conjunta de conservação, reabilitação e valorização das Fortalezas Abaluartadas da Raia (Almeida, Ciudad Rodrigo, Marvão, Valença e Tui).
“Com as esperanças do Património Mundial a ressurgirem com convicção de alcançar esse objetivo partilhado, o Município de Marvão está empenhado no sucesso deste projeto, com o qual se pretende reforçar a cooperação entre Portugal e Espanha, na valorização do Património que nos une”, refere uma nota publicada pela autarquia marvanense. © NCV
Foto © CMM/NCV

Sem comentários: