Marvão assinala os 40 anos da Feira da Castanha, o evento mais emblemático do concelho, com um programa diversificado, que se estende ao longo dos dias 9 e 10 de novembro.
A entrada no certame custa um 1,50 euros, uma receita reverte a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão, e tem atividades a decorrer entre as 10 e as 18:h30 horas de sábado e domingo.
Desde os magustos tradicionais, à mostra de artesanato e produtos locais, exposições, workshops temáticos e o arranque de uma quinzena gastronómica, a castanha estará em todos os cantos da vila de Marvão neste fim de semana, acompanhada por muita animação musical, com nomes como Rosinha e Siga a Farra, a trazer a música popular portuguesa a esta que é a rainha das festas de Marvão.
Quatro toneladas de castanhas para 3 magustos
São mais de 4 mil quilos de castanha pronta a degustar nos três magustos, adquiridas pelo Município de Marvão aos produtores locais, e que serão acompanhadas pelo vinho da talha, tradicional da região.
O certame é inaugurado no próximo sábado, dia 9, pelas 10 horas, na presença do Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, com o arranque dos magustos e provas de vinho, bem como a abertura dos espaços de exposição e venda de produtos locais, artesanato e gastronomia, onde se destacam alguns dos elementos mais identitárias da cultura marvanense, como a cestaria em madeira de castanho e os bordados com casca de castanha.
Aos saberes e sabores de Marvão, une-se a animação de rua, ao longo de todo o dia, e os espetáculos musicais, no Largo do Terreiro, com Siga a Farra e Chumbo Torto, pelas 15 e pelas 17 horas, respetivamente.
Workshops centrados na lã “Abenaia”
Clicar na imagem para ampliar. |
No domingo, dia 10, o recinto volta a celebrar as tradições do concelho, como a eucaristia solene com ofertório alusivo ao castanheiro, que decorre pelas 10:30 horas na Igreja de Santiago, e a realização de dois workshops centrados na lã “Abenaia”, um tipo de lã produzido no território marvanense, que decorrem na Casa da Cultura, pelas 11 horas, para o público infantil, e pelas 15 horas, para o público em geral, dirigidos por Marisa Arosa, artista têxtil da região.
O espetáculo de Rosinha, pelas 15 horas, no Largo do Terreiro, promete ser um dos pontos altos do certame que, neste último dia, para além da posterior atuação do grupo Raio dos Cachopos, pelas 17 horas, continuará a brindar os visitantes com grandiosos magustos, animação de rua e várias demonstrações da cultura marvanense.
Exposição comemorativa “40 Anos de Festa do Castanheiro - Feira da Castanha de Marvão”
Durante os dois dias do certame, as ruas da vila de Marvão ficam ainda mais bonitas com uma exposição alusiva à celebração da 40.ª edição desta Feira emblemática para o concelho, com fotografias que convidam a uma viagem pelo tempo e pelos costumes associados à castanha do concelho.
Quinzena Gastronómica da Castanha até dia 24 em 15 restaurantes
A Feira da Castanha marca também o início da tradicional Quinzena Gastronómica da Castanha. De 9 a 24 de Novembro, este fruto vai estar em destaque nas ementas dos 15 restaurantes aderentes do concelho de Marvão.
A castanha de origem local será o ingrediente chave de pratos com bacalhau, veado, lombinhos e borrego, entre tantos outros, e o seu sabor característico ganha a preferência dos visitantes em sobremesas como o leite creme de castanha, pudim, trufas e tecolameco. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário