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Criado e operacionalizado pela Cabeçudos – e até à data um exclusivo do território Alto Alentejo –, conta com o financiamento do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual e com o apoio institucional da CIMAA - Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, do CN da UNESCO, do PNC – Plano Nacional de Cinema, do PNA – Plano Nacional das Artes e do Festival Internacional de Cinema Periferias.
Festival culmina a 17 de Dezembro no CAE de Portalegre
Trata-se de um projeto de caráter inclusivo e que, por isso, conta com a constituição de grupos heterogéneos do ponto de vista dos resultados escolares e dos comportamentos. Os cerca de 100 alunos envolvidos, provenientes dos referidos Agrupamentos de Escolas, desenvolveram desde o início do corrente ano letivo oficinas de teoria do cinema, guionismo, pré-produção e vão agora proceder às filmagens, para que tudo culmine no VI Festival Alto Cinema, que ocorrerá no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre, na manhã de 17 de Dezembro, e onde todos serão recebidos com passadeira vermelha e “wall of fame”.
Canal do Alto Cinema no Youtube
Após o Festival, as curtas e os “making of” que mostram o processo ficarão disponíveis no canal do Alto Cinema no Youtube (AQUI), onde estão alojadas não só as cerca de 40 curtas-metragens já produzidas no âmbito da iniciativa, mas também os respetivos “making ofs”. Para além disso, as curtas serão exibidas nos equipamentos de exibição dos concelhos dos alunos participantes.
Principais objetivos desta iniciativa
Os principais objetivos desta iniciativa são os seguintes: promover a cultura cinematográfica, promovendo a participação dos jovens nos processos de produção; sensibilizar para o cinema, enquanto arte estruturante e produto cultural; fomentar a educação cinematográfica e audiovisual; estimular curiosidade, criatividade, reflexão e espírito crítico; promover o trabalho colaborativo, desenvolvendo competências de comunicação; desenvolver habilidades técnicas através da utilização dos equipamentos de filmagem; valorizar a diversidade cultural e social; mobilizar os alunos, criando pontes com os encarregados de educação e com a comunidade em geral; promover o desenvolvimento de conteúdos e experiências inovadoras no processo de aprendizagem; incrementar os índices de auto-conceito e de autoestima; veicular os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). © NCV



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