 |
| Fotos © Tiago Casanova/NCV |
Projetada por Paul Landauer (Atelier Landauer), esta casa-estúdio, localizada no extremo oeste da Serra de São Mamede, em Portugal, tem vista para a planície alentejana.Com acesso através de uma arruada plana entre dois maciços graníticos, a casa integra-se naturalmente na paisagem. Construída por artesãos locais, as suas paredes de granito são da mesma pedra da rocha sobre a qual assenta. O projeto evita os lintéis tradicionais, permitindo que as aberturas se estendam totalmente até o topo da fachada, expondo a borda superior da laje de cimento.
As tubagens ficaram escondidas dentro das paredes e a água da chuva é recolhida numa cisterna debaixo da estrutura.
A casa foi concebida como uma série de salas arquetípicas - lembrando um dólmen, um menir, um megaron e um recinto - ligadas por uma sala longa e estreita que lembra um dólmen. Paredes grossas de granito criam espaços distintos entre cada ambiente, aumentando a sensação de separação. Chaminés solares passivas, embutidas nos espaços entre as paredes, regulam o fluxo de ar.
O ar quente de oeste é ventilado através de venezianas ajustáveis, facilitando o movimento natural do ar mesmo quando a casa está desocupada.
© Atelier Landauer /NCV(ver mais notícias AQUI sobre Valerie Aboulker)
Sem comentários:
Enviar um comentário