30 de dezembro de 2024

Caixas-ninho para aves usadas em ação de educação ambiental junto das crianças do Centro Paroquial de Assistência de Castelo de Vide

Fotos © DR/NCV
Foto © DR/NCV
No passado dia 18 de Dezembro foram oferecidas duas caixas-ninho para aves ao Centro Paroquial de Assistência de Castelo de Vide. Ambas as caixas continham ninhos, o que revela que foram ocupadas na Primavera passada e utilizadas com sucesso por aves selvagens.
Segundo a vereadora Helena Esteves, assim “as crianças do Centro Paroquial tiveram oportunidade de testemunhar a importância das caixas-ninho, uma vez que estas desempenham um importante papel na conservação das espécies e dos seus habitats”.
Limpeza anual das caixas-ninho feita em Novembro
Esta ação de educação ambiental em que participou o ornitólogo Gonçalo Elias decorreu no âmbito do projeto Castelo de Vide Adapt, financiado ao abrigo Eixo VII – REACT-EU FEDER do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), numa fase de operações de limpeza anual das caixas-ninho, realizada no passado mês de Novembro.
Verificadas 48 caixas com 17% de ocupação
No total foram verificadas 48 caixas-ninho distribuídas pelo centro urbano de Castelo de Vide, ao que se verificou que 8 haviam sido ocupadas, contendo um ninho no seu interior, 2 tinham algum material, mas não foi possível perceber se chegaram a ser utilizadas e 38 não tinham qualquer sinal de ocupação.
A taxa de ocupação ronda cerca de 17%, o que permite concluir que esta iniciativa contribuiu positivamente para a reprodução das aves.
Próxima época de reprodução a partir de Março
“A atração de aves para o território poderá contribuir para conservar a biodiversidade local e manter o equilíbrio natural de insetos em zonas urbanas”, adianta a vereadora, para quem “a operação de limpeza teve como objetivo deixar as caixas prontas para receber novos ocupantes na próxima época de reprodução, que deverá ter início em Março”. Porque “conservar a natureza é preservar a vida”, remata a autarca. © NCV

Sem comentários: