9 de dezembro de 2024

Câmara Municipal apoia a Paróquia na recuperação das janelas da Igreja Matriz de Santa Maria da Devesa
- projeto surpresa de iluminação ainda por concretizar

Fotos © AMP Busca/NCV (arquivo)
A Câmara Municipal de Castelo de Vide deliberou na sua primeira reunião deste mês de Dezembro, na passada quarta-feira, atribuir à Paróquia local um novo apoio financeiro no valor de 43 800 euros com vista à recuperação de todas as janelas do edifício da Igreja Matriz de Santa Maria da Devesa que se encontram num estado elevado de degradação.
Recorda-se que em 2021 a Câmara Municipal já tinha apoiado a Paróquia com a atribuição de 122 400 euros com vista à recuperação das fachadas da Igreja Matriz, altura em que já se detetavam sinais evidentes de ruína evidente (vidros e estrutura e degradação acelerada das referidas janelas (ver notícia AQUI).
Mas não foi possível até ao momento recuperar as janelas deste imóvel, “que tem uma importância incontornável na arquitetura da vila e um inestimável valor simbólico”, pelo que foi decidido este apoio que a situação orçamental permitiu correspondesse ao valor integral do orçamento obtido pela Paróquia.
António Pita: "reforçada a boa cooperação institucional"
A Câmara Municipal continua assim a apoiar a Paróquia na conservação do seu património. E segundo o Presidente da Câmara Municipal, António Pita, “a boa cooperação institucional existente é assim reforçada, sendo que a Paróquia tem igualmente colaborado com a Autarquia na cedência de objetos museológicos e de espaços com vista à prossecução de interesses coletivos e da comunidade”.
Projeto surpresa de iluminação prometido para 2021-2025
Recorda-se que o líder da atual maioria PSD no Executivo Municipal anunciou em campanha eleitoral para o atual mandato (ver notícia AQUI) um “projeto surpresa” ainda não concretizado de iluminação da fachada principal da Igreja Matriz (ver imagens do projeto que publicamos junto) no sentido de “valorizar ainda mais a nossa Igreja Matriz”. © NCV
 © DR/NCV (arquivo)

Sem comentários: