Foto © NCV |
A Presidente da Direção do Grupo de Amigos de Castelo de Vide (GACV), Maria do Carmo Fernandes Alexandre, participou no passado dia 28 de Novembro no VI Colóquio Internacional Diálogos Luso-Sefarditas que decorreu nas instalações do Museu da Guarda.
A participação traduziu-se na apresentação de uma comunicação livre intitulada “Garcia de Orta e Camões: a ciência e a literatura imortalizam dois pioneiros”.
No ano em que se comemora o V Centenário do nascimento do poeta de “Os Lusíadas”, a comunicação evocou essas duas figuras grandes do renascimento português: Garcia de Orta, (c.1500-1568), médico naturalista castelovidense, pioneiro no estudo das plantas tropicais da Índia descritas nos “Colóquios dos Simples…”, e Luís Vaz de Camões, (c.1524-1580) autor de “Os Lusíadas”, “épico que representa a cultura e as ambições de Portugal no auge do império colonial, a maior epopeia da literatura portuguesa e aclamado como das maiores vozes da literatura épica mundial”.
“Colóquios dos Simples…” incluem poema de Camões
O conhecimento e amizade entre ambos durante as suas vidas em Goa deu azo a que os “Colóquios dos Simples…” tenham integrado a primeira poesia impressa conhecida de Luís Vaz de Camões.
Recorda-se que desde 2013 o Grupo de Amigos de Castelo de Vide tem vindo a desenvolver uma série de projetos visando dar a conhecer a figura e a obra de Garcia d’Orta.
E no passado dia 10 de Abril deste ano de 2024, o Grupo de Amigos de Castelo de Vide e Maria Leal da Costa inauguraram um conjunto escultórico - Herbário de Garcia d’ Orta, dando continuidade à parceria do projeto do Artista Residente com a criação da figura de Garcia de Orta e celebrando os 500 anos do nascimento com uma exposição evocativa do poeta Luís Vaz de Camões.
Mais recentemente, promoveu na Casa da Liberdade em Castelo de Vide uma exposição coletiva dedicada à figura de Garcia d' Orta e seu universo, integrada nas Jornadas Europeias do Património, e intitulada "Rosa dos Ventos" com obras de Barbara Walraven, Olga Rego e Maria Leal da Costa. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário