Clicar na imagem para ampliar. Fonte: A. Pita-CMCV |
|
Trata-se do maior saldo contabilístico de sempre da Autarquia, no valor exato de 2 072 267,23 euros, que vai adicionar-se ao valor global de 9,5 milhões do orçamento municipal para 2025 aprovado pela maioria PSD no Executivo e na Assembleia Municipal, o que corresponderá a um reforço do mesmo em cerca de 22%, que tem sido usado para atender às necesidades das despesas correntes e a completar a exiguidade de recursos para as despesas de capital (investimentos).
Dívida a fornecedores inferior a 25 mil euros
“Para um apuramento completo e global da disponibilidade financeira”, António Pita adiantou ainda que em 31 de Dezembro passado a Câmara Municipal de Castelo de Vide tinha como dívidas a fornecedores apenas o montante de 24 732,68 euros relativo a um contrato de “leasing” (locação financeira) referente à aquisição de uma viatura elétrica.
Capacidade de endividamento de 7 milhões de euros
Na sua nota, o autarca sublinha ainda que “no que se refere à capacidade de endividamento o município transitou de ano praticamente com a sua capacidade total de endividamento, o que corresponde à possibilidade legal de poder recorrer a mais de 7 milhões de euros”.
A análise política de António Pita
“Perante esta realidade, fica evidente que a Câmara de Castelo de Vide entra no último ano do atual mandato com uma situação económica-financeira ímpar na história das suas finanças municipais, significando assim um conforto total para quem terá maior responsabilidade na prestação de contas referente à gestão dos 12 anos consecutivos (três mandatos de 2013 a 2025) na liderança da Autarquia, bem como para o próximo mandato”.
“Sabemos que a iliteracia financeira, bem como a perspetiva e o interesse do cidadão sobre as contas públicas dos Municípios contribuem para a desvalorização da análise, sendo até mesmo pouco relevante enquanto fator influenciador do voto aquando dos atos eleitorais”.
“Porém, sempre advogámos que a independência financeira através da gestão equilibrada das contas, muito para além de se afirmar como um sinal exterior de confiança é sobretudo uma garantia absoluta da sustentabilidade económica do presente e do futuro da instituição”.
“Referência de destaque” ao dr. José Carvalho
“Expresso pois o meu profundo agradecimento a todos os técnicos envolvidos nos projetos e candidaturas, aos colaboradores do apoio à presidência que nos acompanharam ao longo dos últimos 12 anos, os quais contribuíram de modo decisivo para que pudéssemos prestar contas com este cenário tão positivo, e , por último, uma referência de destaque ao dr. José Carvalho, dirigente de uma equipa fantástica da área financeira”. © NCV
|
Sem comentários:
Enviar um comentário