Fotos © DR/NCV |
Castelo de Vide marcou presença ativa na edição deste ano da FITUR em Madrid através de uma equipa municipal liderada por António Pita.
O autarca sublinha que foi “num formato diferente do habitual, (que) os municípios do Parque Natural da Serra de São Mamede (ver notícia anterior AQUI) e a CIMAA, eleitos e técnicos, estiveram presentes, bem como vários empresários do Alentejo acompanharam a comitiva da Agência de Promoção Turística do Alentejo, merecendo entre nós destaque a Casa do Parque”.
Presença da Casa do Parque
O autarca sublinha que foi “num formato diferente do habitual, (que) os municípios do Parque Natural da Serra de São Mamede e a CIMAA, eleitos e técnicos, estiveram presentes, bem como vários empresários do Alentejo acompanharam a comitiva da Agência de Promoção Turística do Alentejo, merecendo entre nós destaque a Casa do Parque”.
“Orgulho. Somos Turismo”
Sob o tema “Orgulho. Somos Turismo”, a FITUR “celebrou uma edição em que todos os participantes defenderam critérios de sustentabilidade para garantir um crescimento global equilibrado e viável a médio e longo prazos, tanto para o planeta como para as comunidades locais que recebem os fluxos”, refere o Presidente da Câmara de Castelo de Vide, que acompanha os especialistas do setor que “enfatizaram como a diversificação da oferta, a redução da sazonalidade e a integração de novas ferramentas tecnológicas estão impulsionando novos modelos de turismo inclusivos e competitivos, garantindo maior sucesso e um futuro mais sustentável”.
“Estes novos modelos são a resposta a novas motivações de procura e a novas exigências de mercado que obrigam a que os destinos aumentem a qualidade da oferta dos serviços, da restauração, da hotelaria e inovem nos conteúdos, nos sítios e nos monumentos a visitar, bem como na qualificação e preparação dos recursos humanos que lidam diretamente com os turistas”.
Os desafios e o tecido empresarial
“Esta é, incontornavelmente, a realidade e o contexto de concorrência onde o setor turístico de Castelo de Vide e o território de São Mamede se inserem”, conclui António Pita que deixou nas redes sociais uma reflexão final: “perante estes desafios resta saber se o nosso tecido empresarial está consciente e capacitado em se adaptar às exigências, seguindo por um caminho que passa pela modernização dos equipamentos e serviços, profissionalizando os recursos por forma a garantir que o turismo ao nível local possa continuar a ser uma base essencial da nossa economia e desenvolvimento social”. © NCV
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