22 de janeiro de 2025

Planos de Mobilidade Urbana Sustentável decididos em Elvas na primeira reunião de 2025 da CIMAA

Fotos © CIMAA/NCV
O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Elvas acolheu na passada quinta-feira dia 16 de Janeiro a primeira reunião ordinária do Conselho Intermunicipal da CIMAA de 2025. Desta vez Castelo de Vide fez-se representar pelo próprio Presidente da Câmara Municipal, António Pita.
No período antes da ordem do dia, o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE, EPE), recentemente em funções, apresentou-se aos autarcas da região evidenciando a vontade de estreitar a colaboração com os municípios, com o objetivo de melhorar a prestação de cuidados de saúde a toda a população. Nesta sequência deram a conhecer o Plano Estratégico que definiram para os próximos dois anos.
Foram também apresentados o Prémio Arquitetura no Alentejo, por parte da Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitetos, bem como o Projeto Cadop - Carnalentejana - Associação de Criadores de Bovinos de Raça.
Planos de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS)
Na ordem de trabalhos e integrados na estratégia e compromisso dos municípios e da Comunidade Intermunicipal em reduzir a pegada ecológica e promover a descarbonização do território foi aprovado por unanimidade a aquisição de serviços para a realização de 16 Planos de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), 15 planos municipais e 1 intermunicipal, bem como o reforço da frota automóvel através da incorporação de dois veículos elétricos no programa RURALMed Mobility.
Plataforma Supraconcelhia no domínio da Ação Social
Houve ainda lugar à apresentação da Plataforma Supraconcelhia, atualmente competência da CIMAA, em resultado do processo de transferência de competências no domínio da Ação Social. Esta plataforma é um órgão da Rede Social criado com o objetivo de reforçar a organização dos recursos e o planeamento das respostas e equipamentos sociais ao nível supraconcelhio, centrando-se na discussão e concertação produzida em torno dos diagnósticos sociais e das problemáticas identificadas pelos Conselhos Locais de Ação Social. © NCV

Sem comentários: