4 de março de 2025

Centro de Experiência Viva - Museu de Tiflologia apresenta a “Peça do mês” de Março

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
O Centro de Experiência Viva - Museu de Tiflologia anunciou esta semana como “peça do mês” deste mês de Março uma peça do espólio familiar utilizado pelo médico portuense Manuel Mendes da Costa e Almeida que foi fundador, em representação de Portugal, da RondoInternacia “L’Unua”, no projeto de criação da língua universal Esperanto.
Esta peça integra ainda hoje o espólio familiar de António Ribeiro da Costa e Almeida, advogado, nascido em Viseu, em 1828. Reitor do Liceu Central do Porto, foi um dos iniciadores do movimento popular da janeirinha. Deputado da Nação pelo Partido Reformista, desempenhou, ainda, as funções de Governador Civil do Porto e Presidente da Câmara Municipal do Porto, em 1893. Conselheiro de Sua Majestade, foi agraciado com o hábito da Torre e Espada por D. Carlos I. Foi, também, co-fundador do jornal “O Primeiro de Janeiro. Faleceu em 1903.
Seu filho, Manoel Mendes Pacheco da Costa e Almeida, nascido na cidade do Porto, médico em Resende e fundador, em representação de Portugal, da Rondo Internacia “L’Unua”, no projecto da criação da língua universal Esperanto, usou os óculos herdados de seu pai.
A FNSE agradeceu publicamene a Isabel Costa e Almeida, membro da Direção da Liga de Amigos da FNSE, a cedência para exposição da peça do mês. © NCV

Sem comentários: