9 de março de 2025

Faleceu Diogo Nunes Viegas Margarido (1932-2025)

Com 93 anos de idade faleceu em Portalegre este Domingo dia 9 de Março o fotógrafo Diogo Margarido.
Filho de pais naturais do concelho de Marvão, Diogo Nunes Viegas Margarido de seu nome completo nasceu a 2 de Fevereiro de 1932, na freguesia do Escoural, concelho de Montemor-o-Novo.
"A Casa do Arçário"
A ligação à família e a paixão pelo Alentejo permitiu a reconstrução da casa na Judiaria de Castelo de Vide, "A Casa do Arçário" que é uma das casas emblemáticas da Comunidade Judaica em Castelo de Vide. Atualmente residia em Parede (Cascais).
Cerimónia de despedida em Castelo de Vide
Realiza-se uma "cerimónia de despedida" em Castelo de Vide na manhã desta segunda-feira dia 10 de Março. 
O corpo estará em câmara ardente a partir das 9:30 horas na casa mortuária da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, junto ao Cemitério, onde será rezada missa de corpo presente pelas 12 horas.
O funeral segue depois para o crematório de Elvas.
“Castelo de Vide - Apontamentos fotográficos” (2019)
Clicar na imagem para ampliar.
Diogo Margarido publicou em Agosto de 2019 o livro “Castelo de Vide - Apontamentos fotográficos” (Edições Colibri), que o próprio consideraou ser uma “simbólica homenagem à vila de Castelo de Vide e às suas gentes, com um sentimento especial por esta vila onde vivi momentos inolvidáveis, e onde as relações pessoais e familiares perduram”.
Para além disso realizou em Castelo de Vide múltiplas exposições fotográficas, desde as "Memórias de Castelo de Vide" em Agosto e Setembro de 2010 na sede do concelho e em Póvoa e Meadas, em Novembro de 2020 na Biblioteca Escolar, e ainda recentemente - em Abril de 2024 – mostrou “Os mercados e a tradição pascal” no Átrio dos Paços do Concelho e inaugurou a exposição “25 de Abril, 25 fotografias de Diogo Margarido” na Escola Garcia d’Orta (ver AQUI notícias sobre Diogo Margarido no NCV dos últimos anos).
70 anos dedicados à fotografia
Teve como atividade principal a de técnico especializado na área industrial, nas empresas do grupo CUF no Barreiro, onde ingressou em 1952.
Esta atividade profissional permitiu-lhe viajar por países de vários continentes, obtendo variados apontamentos de viagem, através da sua objetiva. A fotografia constitui para si, não apenas um hobby, mas também uma forma de ver e observar o mundo que o rodeia.
Iniciou a sua atividade fotográfica no departamento de Fotografia do Grupo Desportivo da CUF, no ano de 1955. Participou durante vários anos na organização das várias atividades fotográficas do Grupo Desportivo da CUF, no Barreiro, com destaque para a organização do Salão Internacional de Fotografia, considerado à data a 4.ª melhor exposição a nível mundial pelas organizações da FIAP (Federation Internationale de l'Art Photographique) e da PSA (Photographic Society of America). Participou em exposições coletivas e individuais e em salões nacionais e internacionais desde 1958 obtendo alguns prémios. Participou como membro de Júri em Salões nacionais e internacionais. 
Foi presidente da APAF (Associação Portuguesa de Arte Fotográfica) entre 1975 e 1985. © NCV
(notícia em atualização)

Sem comentários: