"Conhecidos os resultados das Eleições Legislativas realizadas ontem, dia 18 de maio de 2025, o PSD Castelo de Vide felicita a vitória alcançada por Luís Montenegro e pela Aliança Democrática - coligação PSD/CDS PP a nível nacional, e formula votos para que o novo Governo de Portugal traga ao país estabilidade, progresso e desenvolvimento.
No caso particular do distrito de Portalegre, o Partido Chega foi a força mais votada, seguido do Partido Socialista. Desta forma, cabe ao PSD Castelo de Vide saudar democraticamente estas duas forças partidárias pela eleição dos seus candidatos.
A nível do concelho de Castelo de Vide, os eleitores decidiram dar a vitória à Aliança Democrática - coligação PSD/CDS PP, com 36,41% dos votos. O Partido Socialista ficou em segundo lugar, com 29,65% dos votos, e o Partido Chega em terceiro, com 18,41% dos votos. Perante os resultados eleitorais, o PSD de Castelo de Vide agradece a confiança da maioria da população e saúda todos os munícipes que participaram neste sufrágio tão importante para o presente e futuro do país.
No entanto, as cores com que se pinta o atual mapa eleitoral a nível nacional evidenciam a clareza díspar das opções dos eleitores. Esta disparidade deve merecer do futuro Governo e dos líderes partidários uma profunda reflexão sobre a última década, sobretudo no caso do Norte Alentejano.
Sentirão os eleitores que o produto do seu esforço é reconhecido? Estarão as comunidades satisfeitas com o resultado das políticas públicas e com os investimentos no território? Existirá um equilíbrio entre o que as pessoas e as famílias entregam e recebem do Estado? No caso do Alto Alentejo, o PSD Castelo de Vide julga que não, porque ainda está por cumprir boa parte do contrato social entre o Estado e os cidadãos.
As vitórias não podem ser apenas momentos eleitorais. A verdadeira vitória é aquela que resulta do compromisso que se estabelece entre eleitores e eleitos, e isso deve manifestar-se num exercício de governação competente que responda às expectativas e anseios das populações, com responsabilidade, ética, rigor e verdade, em nome da qualidade de vida, do bem-estar social, da criação de emprego e de oportunidades, diminuindo assim as profundas assimetrias e os enormes constrangimentos que vão persistindo no Alentejo.
Quanto ao concelho de Castelo de Vide, o futuro dependerá sempre do que for decidido pelos Castelovidenses e pelos Povoenses em cada eleição, visto que em democracia o valor mais alto é o poder de decisão conferido aos cidadãos. No entanto, é importante que após as eleições, os governos e os autarcas, independentemente dos partidos que representam, sejam capazes de criar políticas públicas que permitam entregar aos cidadãos coesão e justiça social, cuidados de saúde dignos e de qualidade, educação e cultura, habitação e qualidade nas infraestruturas primárias, desenvolvimento económico e segurança. O interior, sobretudo a sul, o distrito de Portalegre e o concelho de Castelo de Vide, reclamam do Estado investimentos vigorosos e virtuosos, que permitam devolver a esperança e criar riqueza no seio das nossas populações. E esse tem de ser um foco para o Alto Alentejo.
Assim, apesar da vitória da AD em Castelo de Vide e da não eleição de um deputado da Aliança Democrática pelo círculo eleitoral de Portalegre, o PSD Castelo de Vide confia que quer os deputados eleitos, quer o Governo, pugnarão pela defesa dos interesses do concelho e da região, com postura de diálogo institucional e de persistência, com vista à resolução dos problemas que mais afetam a população.
Por fim, o PSD de Castelo de Vide reitera o agradecimento à população pela confiança depositada na Aliança Democrática nestas eleições legislativas e reafirma o seu compromisso com os munícipes de Castelo de Vide".
PSD Castelo de Vide
Castelo de Vide, 19 de maio de 2025


Sem comentários:
Enviar um comentário