1 de junho de 2025

António Pita: “há um antes e um depois” da harmonização das esplanadas em Castelo de Vide...

Fotos © DR/NCV
Fotos © DR/NCV
O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, referiu esta semana nas redes sociais que “há um antes e um depois” da harmonização das esplanadas em Castelo de Vide, sublinhando a afirmação com um conjunto de fotos das referidas esplanadas no centro da Vila.
“A harmonização das esplanadas, ou seja, a implementação das mesas, cadeiras, guarda-sóis e floreiras no espaço público licenciado para efeitos de exploração comercial pelos empresários, foi um processo muito difícil de implementar, não obstante o material cedido pela Câmara não acarretar custos para os proprietários dos estabelecimentos comerciais”, adianta o autarca.
Beleza e segurança aos espaços na faixa de rodagem
“Hoje, é muito difícil imaginar o futuro das nossas esplanadas sem floreiras floridas conferindo beleza e simultaneamente segurança aos espaços que nalguns casos ocupam a faixa de rodagem. Hoje, é muito difícil imaginar um mobiliário urbano desregulado, tipo “tuttifrutti” em que cada esplanada use as cores e os modelos de mesas e cadeiras ao gosto de cada um”, refere António Pita, que considera “esta harmonização uma grande conquista para a imagem turística e para a qualidade urbana; foi pois um caminho difícil mas sem retrocesso. Por isso, raríssimos são os exemplos no país onde tal se verifica”
Neste contexto, expressou o seu “sincero agradecimento” aos empresários “que têm colaborado com a Autarquia e contribuído para este sucesso coletivo”.
“Nem todos (...) cuidam do seu espaço e mobiliário com o mesmo carinho”
Mas, “para o Presidente da Câmara Municipal “nem todos, infelizmente, cuidam do seu espaço e mobiliário com o mesmo carinho, sensibilidade e empenho, mas estou certo que todos irão acabar por perceber que ao pedir licença para ocupar o espaço público, com vista a aumentar o negócio, tal impõe mais obrigações e deveres”.
Uma beleza que precisa da ajuda de todos… e “se todos ajudarem a preservar, a cuidar, a estimar, a nossa terra ficará ainda mais bela. Vamos respeitar o trabalho dos nossos jardineiros”, apela António Pita. © NCV

Sem comentários: