![]() |
| Grupo coral The Philippine Madrigal Singers. |
![]() |
| Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
Fundado em 1963 pela Professora Andrea O. Veneracion (Artista Nacional para a Música, 1999), e actualmente dirigido por Mark Anthony Carpio, os The Philippine Madrigal Singers são reconhecidos pela UNESCO como Artists for Peace.
O agrupamento conta com distinções como o European Grand Prix for Choral Singing (recebido em dois anos, 1997 e 2007) — um feito inédito. Foi também o primeiro coro asiático a receber o BrandLaureate Première Award (2012). Mark Anthony Carpio, director musical, pianista e contratenor, elevou o grupo a novos níveis de excelência. Sob a sua liderança, venceu competições internacionais de prestígio, como o Florilège Vocal de Tours (2006), o European Grand Prix for Choral Singing (2007) e, em 2017, o Concorso Polifonico de Arezzo.
O professor Mark Anthony Carpio integra a Universidade das Filipinas e actua regularmente como jurado em concursos corais internacionais.
Um repertório eclético
Do repertório desta noite de sábado, há a destacar o eclectismo, no cruzamento da música sacra contemporânea, das tradições populares filipinas e de expressões culturais de várias regiões da Ásia com as vanguardas europeias.
Um alinhamento musical a reunir composições de forte identidade nacional com arranjos corais de canções promotoras do diálogo entre herança e inovação. Dos compositores homenageados no concerto, importa salientar Gianpaolo Eleria, Eudenice Palaruan, Ryan Cayabyab e Levi Celerio. © NCV



Sem comentários:
Enviar um comentário