![]() |
| Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
O Festival Periferias nasceu como uma produção coletiva de um evento cinematográfico, ao ar livre, nas aldeias e lugares históricos da fronteira luso-espanhola. É um projeto de descentralização cultural, destinado prioritariamente às comunidades rurais, residentes em lugares onde não existem salas de cinema.
De natureza itinerante, o Periferias dá vida ao espaço público, escolhendo cenários tão inespera-dos como uma estação de comboios desativada, um antigo posto fronteiriço, um lagar de azeite ou as ruínas de uma cidade romana. Com uma aposta centrada no cinema documental e de au-tor, a sua programação cobre temas como arte e cultura, os direitos humanos e o meio ambiente.
Em 2025, o Festival terá a sua décima terceira edição e, de forma a chegar a um maior número de lugares e alargar o seu público, prevê a realização de extensões do Festival, através de acordos com diversos municípios.
Dia 11: “O Quarto ao Lado”, de Pedro Almodóvar (18:30 horas)
Quando Ingrid, uma escritora de sucesso, descobre que a sua amiga de longa data, Martha, antiga correspondente de guerra, está doente, decide visitá-la. A fragilidade da vida de Martha retoma um elo terno de amizade e cumplicidade entre as duas mulheres, num filme que celebra a magia da vida enquanto temos o privilégio de a viver. A 23ª longa-metragem de Almodóvar e sua primeira em língua inglesa, é uma soberba e emocionante lição de cinema.
Dia 12: “Volveréis – Voltareis”, de Jonás Trueba (18:30 horas)
Depois de quinze anos juntos, Ale, realizadora, e Alex, actor, chegam à conclusão de que a sua relação chegou ao fim. Como a decisão é mútua e a amizade entre os dois permanece, e com base numa brincadeira do pai de Ale (“Deve-se festejar quando os casais se separam, não quando começam”), decidem organizar uma “festa de separação”, o que deixa os seus amigos e familiares perplexos. Explorando a complexidade dos sentimentos e o seu possível renascimento, com uma fibra melancólica que comove o espectador, Trueba redefine, neste seu filme de maturidade, os códigos da comédia de re-casamento.
Dia 12: “Kaya Groove DJ Set – Concerto no “Pátio da Casa “ (entrada livre)
Kaya Groove nasceu da fusão entre a música e a vibração única da percussão, trazendo-nos uma abordagem autêntica e cativante.
Com uma combinação harmoniosa de groove e instrumentos percussivos e melódicos, este projeto traduz o ritmo para uma experiência imersiva.
Com influências de house, afro house e tech house, cada set de Kaya Groove transforma-se numa celebração da vida e numa manifestação artística, em que a música é a linguagem da alma. © NCV


Sem comentários:
Enviar um comentário