O Museu de Arte de Atrelagem de Gavião foi inaugurado e abriu portas ao público no passado dia 19 de Julho, e convida agora para visitas com entrada livre à próxima quinta-feira dia 31 de Julho.
Instalado numa casa senhorial cheia de história, o Museu de Arte de Atrelagem de Gavião propõe um conceito museográfico inovador.
A visita começa de fora para dentro – porque, para compreender a riqueza da atrelagem e o significado de cada peça exposta, é preciso primeiro conhecer o território, a história da casa, o contexto social e geográfico onde tudo se insere.
O percurso inicia-se com um glossário técnico do mundo da atrelagem, que dá ao visitante as ferramentas para interpretar cada sala, cada objeto, cada detalhe.
Duas coleções inaugurais
O museu apresenta duas coleções inaugurais: a Coleção DHD Dorantes SL (Espanha), focada nos acessórios e artefactos ligados à prática da atrelagem, revelando uma elegância e funcionalidade únicas. E a Coleção Dr. Carlos Vences (Portugal), com uma perspetiva mais íntima e simbólica, com peças de Arte Sacra e objetos utilitários das famílias de elite, que ligam o quotidiano à vivência senhorial da atrelagem.
Ao subir ao último piso, o visitante é brindado com uma vista ampla sobre a paisagem do Gavião, que dá sentido ao contexto museológico e revela a integração do edifício no território. Tudo foi pensado para ser vivido em profundidade, com tempo e com atenção ao detalhe.
O Museu de Arte de Atrelagem é fruto da visão do atual Presidente da Câmara, José Pio, e marca de facto uma nova etapa na valorização cultural de Gavião — mais próximo da comunidade, mais aberto ao Mundo. © NCV



Sem comentários:
Enviar um comentário