30 de julho de 2025

XX Festival Transfronteiriço “Boda Régia” (31 de Julho e 3 de Agosto) foi apresentado em Cáceres

Clicar na imagem para ampliar o programa.
Clicar na imagem para ampliar o programa.
O XX Festival Transfronteiriço “Boda Régia” foi apresentado esta semana em Cáceres, numa conferência de imprensa que contou com as intervenções do vice-presidente do Município de Marvão, Luís Costa, do alcalde de Valencia de Alcántara, Alberto Piris Guapo, do diretor artístico do evento, Javier Uriarte, do presidente da Associação Boda Régia, Juan Ignacio Araujo, do vereador de turismo do Ayuntamiento de Valencia de Alcántara, Julián Ortés, e da delegada de turismo da Diputación de Cáceres, Elisabeth Martín.
Este evento transfronteiriço, declarado como “festa de interesse turístico regional da Extremadura”, em 2016, é promovido pelo Ayuntamiento de Valencia de Alcántara, conta com a colaboração do Município de Marvão e um programa repleto de atividades culturais.
A 20ª edição da Boda Régia decorre entre os dias 31 de Julho e 3 de Agosto, e vai juntar o maior elenco de sempre, ao nível de atores e figurantes, com a participação de quatro dezenas de marvanenses, nas diversas atividades programadas, com destaque para a turma de Teatro e Dança Medieval, da Universidade Sénior de Marvão.
Recriação histórica da chegada do Rei D. Manuel a Marvão
No dia 31 de Julho (quinta-feira), a partir das 22 horas, a Ponte Quinhentista da Portagem será o cenário para a recriação histórica da chegada do Rei D. Manuel a Marvão.
O programa para esta noite contempla uma representação teatral baseada na obra “D. Manuel - Duas Irmãs para Um Rei”, de Isabel Stilwell, danças da época e cavaleiros em lutas de espadas.
“Numa noite silenciosa, aquele que ficará para a história conhecido como 'O Venturoso', cruza a ponte da Portagem, rumo a Valencia de Alcántara, onde se vai realizar o enlace real”.
Desfile das comitivas em Valência de Alcântara
Na sexta-feira, dia 1 de Agosto, a partir das 20 horas, realiza-se o tradicional desfile das comitivas reais por Valencia de Alcántara, onde o Rei D. Manuel vai ser acompanhado por quatro dezenas de convidados marvanenses, numa noite que termina com um torneio medieval.
A recriação histórica do casamento que uniu o Rei de Portugal, D. Manuel I, com a Infanta Isabel, filha dos Reis Católicos, em 1497, está agendada para 2 e 3 de Agosto, no átrio da Igreja de Rocamador, em Valencia de Alcántara. “De amor, justiça e conveniência” é o nome da obra teatral, que tem texto e encenação de Javier Uriarte. © NCV

Sem comentários: