12 de agosto de 2025

Campanha de escavações arqueológicas na cidade romana de Ammaia recolheu novos dados sobre o anfiteatro e abundantes materiais para o Museu


Fotos © F.C. Ammaia/NCV
Fotos © F.C. Ammaia/NCV
Inserido no Plano Nacional de Trabalhos Arqueológicos e com financiamento do Património Cultural IP, decorreu durante o passado mês de Julho mais uma campanha de escavações na cidade romana de Ammaia, uma parceria internacional da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Uniarq) e do Museo Nacional de Arte Romano (Mérida), com a Fundação Cidade de Ammaia e a Fundación de Estudios Romanos que contou com o apoio do Ministério de Cultura y Deporte de Espanha, no âmbito dos Proyectos Arqueológicos en el Exterior.
Este ano, os trabalhos centraram-se em duas áreas distintas: na definição do muro perimetral do edifício e na zona da sua porta norte, desativada num momento tardio do seu uso, onde já tinha sido identificada uma sepultura de incineração.
Abundante material de cerâmica, vidro e metais
A escavação que decorreu revelou novas sepulturas que vieram ocupar o espaço de acesso a esta entrada do anfiteatro. O abundante material associado, de cerâmica, vidro, metais, uma vez tratado e estudado virá a integrar as coleções expostas no museu da Fundação Cidade de Ammaia.
Contámos ainda com o apoio logístico da Câmara Municipal de Marvão e da Associação de Municípios da Serra de São Mamede. © NCV
Fotos © F.C. Ammaia/NCV

Sem comentários: