7 de agosto de 2025

Faleceu o comandante Manuel Nemésio (1930 - 2025)

Manuel Nemésio.
Faleceu esta quarta-feira dia 6 de Agosto na zona de Lisboa o comandante Manuel Monjardino de Azevedo Gomes Nemésio, segundo informou a família.
Muito estimado e popular em Castelo de Vide, onde era conhecido como comandante Manuel Nemésio, tinha acabado de fazer 95 anos no passado dia 26 de Julho
O velório decorre a partir das 16:30 horas desta quinta-feira nas capelas funerárias do Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, onde terá lugar missa de corpo presente pelas 16 horas de sexta-feira dia 8 de Agosto, seguindo-se cremação no Cemitério de Barcarena pelas 17:30 horas.
Oficial de Marinha, filho de Vitorino Nemésio
Manuel Monjardino de Azevedo Gomes Nemésio era filho do escritor e poeta Vitorino Nemésio e de Gabriela Monjardino Azevedo Gomes, e residiu e passava largas temporadas durante vários anos na sua casa em Castelo de Vide.
Foi um dos fundadores do MUD Juvenil em Coimbra e por "vocação e paixão" entrou para a Escola Naval, seguiu a carreira militar como oficial da Marinha de Guerra Portuguesa e participou activamente no movimento das Forças Armadas, em Abril de 1974. Cursou Filosofia, tendo sido professor cooperante e pertenceu à Comissão de Redacção dos Anais do Clube Militar Naval e em inúmeras revistas e livros evocativos de seu pai.
Obras publicadas
Publicou "Construção da Casa do Ser (ou Roteiro Sentimental de Castelo de Vide)" (1996, Colibri), "Caligramas Electrónicos- Poesia" (2001, Ed. Moura Pinto) e "Vitorino Nemésio- Centenário do Nascimento - 5 Poemas de Vitorino Nemésio (2001, ed. ilustrada com gravuras e litografias de Alberto Péssimo, José Emídio, José Rodrigues e Ruy Anahory. © NCV

Sem comentários: