28 de setembro de 2025

Dia Mundial do Turismo em Castelo de Vide:
turistas receberam receita de açorda alentejana e poema de Luís de Camões na obra de Garcia d’Orta

Clicar na imagem para ampliar.
Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
Sob o tema “Turismo e Transformação Sustentável” proposto pela ONU Turismo, Castelo de vide assinalou mais uma vez este ano no passado sábado o Dia Mundial do Turismo, sublinhando assim o contributo, para além de sensibilizar para a sua importância enquanto motor de desenvolvimento económico, social, cultural e político a nível global.
Segundo uma nota municipal esta foi também mais “uma oportunidade para refletir sobre estratégias e práticas que potenciam um turismo mais inclusivo, acessível e responsável capaz de gerar um impacto positivo no Concelho”.
No entanto, as atividades e eventos desenvolvidos em Castelo de Vide este ano, embora diferentes do tradicional, não foram incluídos na listagem regional publicada na véspera pela ERT Turismo do Alentejo (ver AQUI).
Receita de açorda no Posto de Turismo
A ideia subjacente ao programa foi a de celebrar a transformação sustentável a partir do apelo ao mais simples dos gestos: semear.
Por isso, os visitantes tiveram a possibilidade de receber no Posto de Turismo, sementes de coentro e trigo bem como a receita para a confeção de uma açorda alentejana.
Sinagoga Medieval e Museu Garcia de Orta
Clicar na imagem para ampliar.
Foi também organizada uma visita guiada à Sinagoga Medieval e ao Museu Garcia de Orta, onde lhes foi oferecido um excerto da primeira poesia impressa de Luís de Camões dedicada a Garcia d’Orta e incluída no início dos “Colóquios dos Simples…” e se falou da galaganga, da papoila, da macia, do cardamomo, das pimentas… 
Por outro lado, na Sinagoga Medieval os visitantes foram também convidados a tomar conhecimento da maior semente do Mundo, o coco-do-mar (Loidoiceia maldivica). © NCV
Foto © DR/NCV

Sem comentários: