7 de setembro de 2025

Exposição "Portalegre - Património e Memórias":
pintura de Álvaro Mendes visitável até dia 30 de Novembro na Galeria de São Sebastião

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.

Pintor Álvaro Mendes.
Foi inaugurada este sábado dia 6 de Setembro na Galeria de São Sebastião, em Portalegre, a exposição "Portalegre - Património e Memórias" do pintor Álvaro Mendes que ali pode ser vista até ao próximo dia 30 de Novembro.
O catálogo desta exposição conta com um um prefácio da autoria de António Pita que acedeu a um pedido do “pintor amigo”. 
Recorda-se que Castelo de vide acolheu há 10 anos no Átrio dos Paços do Concelho a expoisção intitulada "Castelo de Vide Herança Judaíco-Cristã” do pintor Álvaro Mendes entre 3 de Setembro e 4 de Outubro de 2015 (ver notćiia AQUI). © NCV
António Pita e a pintura de Álvaro Mendes
“A pintura de Álvaro Mendes tem uma inquestionável dimensão em se constituir numa autêntica “arte pública”.
Da inestimável e profusa obra do artista há uma constante obsessão pela representação dos elementos estéticos e arquitetónicos estruturantes, dispondo-os na tela num harmonioso diálogo de códigos, luz e cores, onde a profundidade de contrastes e a elaborada composição em forma de mosaico nos convoca para um olhar mais demorado.
Monumentos, palácios, conventos, castelos, igrejas, portas, azulejos, fontes, enfim, o nosso património luso é a fonte de inspiração, no qual Álvaro Mendes, pelo seu olhar azul cristalino, retira o fundamental do acessório e reorganiza no papel um jogo de combinações numa técnica perfeitamente dominada pelo talento e experiência.
A pintura de Álvaro Mendes tem, de facto, uma capacidade singular de elevar o significado e o valor do património da terra que escolhe para pintar, porquanto a sua obra é definida pela combinação de diferentes elementos icónicos e simbólicos articulados num todo coerente.
Em cada composição faz a síntese, destacando a essência da realidade e explorando os signos que representa num enquadramento cromático perfeito.
Tive o privilégio de conhecer pessoalmente Álvaro Mendes. Sinto-me emocionalmente mais rico por desfrutar e conhecer a vasta obra deste pintor amigo.
Estou absolutamente convicto que Portalegre também ficará rendida à linguagem pictural iconográfica de Álvaro Mendes. Mesmo desconhecendo os trabalhos que irão figurar na simpática capital do Alto Alentejo, antevejo elementos míticos e imagens referenciais da cidade, as quais irão certamente proporcionar novas releituras e suscitar o aprofundamento do olhar para o grandioso património que Portalegre herdou.
Sentir a serenidade da pintura de Álvaro Mendes é uma excelente experiência!
Espero que todos os visitantes desfrutem do poder criativo deste admirável aguarelista português.
António Pita, Agosto 2025”


Sem comentários: