![]() |
| Fotos © NCV |
![]() |
| Fotos © NCV |
Lançamento e venda de postais antigos
A iniciativa foi acompanhada pelo lançamento e venda de um conjunto de postais antigos de Castelo de Vide, durante a sessão conjunta que, para além de dirigentes e associados do Grupo de Amigos de Castelo de Vide, contou com a presença de professores, alunos e elementos da comunidade educativa convidados, “tocando várias áreas do saber e saberes”.
Quem quiser comprar fotografia ou postais poderá fazê-lo na Papelaria da Escola junto de (Nuno Simão) e também nos espaços comerciais da Vila.
Singela homenagem a António Busca
A Presidente da direção do Grupo de Amigos de Castelo de Vide, Maria do Carmo Fernandes Alexandre, referiu na sessão na Escola Garcia d’Orta que esta exposição é “uma singela homenagem a António Busca, presente há 33 anos nesta associação, de fins não lucrativos”.
António Manuel Pacheco Busca não pode infelizmente estar presente por razões de saúde, tendo sido representado no ato por seu irmão João dos Reis Pacheco Busca.
Alunos desafiados para “peddy-papper”
| Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
E tratando-se de “uma exposição sem legendas”, desafiou os alunos da escola a “descobrirem através de um “peddy-papper” onde se localizam as janelas e as portas”, oferecendo prémios aos três concorrentes melhor classificados.
O olhar das portas e das janelas...
“Nesta exposição - Janelas para o Passado, Portas para o Futuro - abrimos o baú de fotografias antigas de Castelo de Vide captadas pela objetiva de António Busca, fragmentos de vidas que se cruzaram pelas ruas estreitas, sinuosas, soalheiras e sombrias, como é o caso da Judiaria. O olhar das portas e das janelas volta a encontrar-nos, a preto e branco e agora a cores: sangue cor de boi, almagres, castanhos variados, verde oliva, roxo-rei, presente na Escola Básica 2,3 Garcia de Orta”, refere Maria do Carmo Fernandes.
Para a dirigente do GACV, “é também um gesto de continuidade: as imagens saltam das paredes para as mãos, através de uma coleção de postais antigos, pronta a ser partilhada e levada para outros lugares. Assim, o que antes esteve guardado regressa à luz, para que o passado dialogue com o presente e inspire o futuro”. © NCV



Sem comentários:
Enviar um comentário