As Eleições Autárquicas que se realizam no próximo dia 12 de Outubro permitem nalguns casos a realização do voto antecipado a quem não puder votar nesse dia (todas as informações estão disponíveis AQUI).
Tal é expressamente possível a eleitores que aleguem motivos profissionais, a estudantes deslocados, doentes internados, reclusos sem perda de direitos políticos e ainda a outras situações justificadas (por exemplo missões oficiais, dirigentes em representação, etc.).
Para os que aleguem motivos profissionais a votação decorre nas Câmaras Municipais entre os dias 2 e 7 de Outubro.
Os estudantes, doentes e reclusos devem apresentar requerimento até dia 22 de Setembro e a votação tem lugar entre 29 de Setembro e 2 de Outubro. No caso de outras situações justificadas a votação tem lugarentre o 10º e o 5º dia antes da eleição.
Nestes casos os votos são recolhidos pelo Presidente da Câmara Municipal nos estabelecimentos escolares, hospitalares e prisionais dos requerentes.
É importante realçar que nestas Eleições Autárquicas a norma é que os eleitores devem votar nos concelhos onde estão recenseados. Ou seja, o voto em mobilidade (em qualquer mesa de voto do país) não se aplica às eleições autárquicas. © NCV


Sem comentários:
Enviar um comentário