19 de setembro de 2025

Tradicional e popular Festa de Santa Margarida anima este fim-de-semana a aldeia de Póvoa e Meadas

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.

A popular Festa de Santa Margarida em Póvoa e Meadas concretiza-se este fim-de-semana, dias 20 e 21 de Setembro. Póvoa e Meadas volta assim a estar em festa no terceiro fim-de-semana de Setembro com a tradicional Festa de Santa Margarida.
As festividades começam este sábado dia 20 com a abertura do bar e da quermesse logo pelas 14:30 horas; o programa refere um esmerado serviço de bar com degustação dos habituais “petiscos tradicionais”.
Bombeiros organizam tourada à vara larga
Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
Segue-se pelas 17 horas uma tourada à vara larga - com gado cedido por João Carlos Folgado - organizada pela Secção de Cultura e Desporto dos Bombeiros de Castelo de Vide e cujas receitas revertem integralmente para a corporação.
De acordo com o programa a noite será animada a partir das 21 horas com atuação dos “Contramão” e baile abrilhantado por Nuno Pires.
Missa e procissão no Domingo
O Domingo dia 21 de Setembro inclui apenas as celebrações religiosas a partir das 15 horas com missa solene na Igreja Matri em honra de Santa Margarida, seguida de procissão acompanhada pela Banda da Sociedade Recreativa e Musical de Póvoa e Meadas, que oferecerá ainda uma atuação em fim de festa.
De acordo com o cartaz, a organização desta Festa continua a ser da Câmara Municipal de Castelo de Vide com o apoio da Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas, da Fábrica da Igreja de Póvoa e Meadas e de um “Grupo Promotor” da Festa de Santa Margarida.
António Pita autorizou realização da festa
Clicar na imagem para ampliar.
Por despacho desta quinta-feira dia 18 de Setembro (ver AQUI) o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide “autorizou a realização do evento ”Festa em Honra da Santa Margarida”, pela Fábrica da Igreja Paroquial de Póvoa e Meadas, nos dias 20 e 21 de Setembro de 2025, na Rua do Mercado, em Póvoa e Meadas, em parceria com este Município”.
António Pita considera que a festa “reúne os requisitos previstos nas Normas para a Realização de Eventos com vista à Dinâmica da Atividade Económica, Social e Cultural do Município, aprovadas em 2014” e determina dar conhecimento à Guarda Nacional Republicana e à Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Graça deste seu despacho e do programa da festa.
Nos termos do despacho fica ainda esclarecido que “o Município apenas irá assumir os compromissos logísticos que comportem a disponibilidade do recinto, ficando sob a exclusiva responsabilidade do Promotor os custos relacionados com a eventual animação, bem como o licenciamento que não depende diretamente do licenciamento municipal”.
Deste despacho, bem como do respetivo programa deve ser dado conhecimento à Guarda Nacional Republicana, e à Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Graça. © NCV

Sem comentários: