16 de outubro de 2025

Analisada em reunião com a CCDR Alentejo proposta de investimento privado nos “terrenos do pinhal” junto à Barragem de Póvoa e Meadas

Foto © DR/NCV
A viabilidade de implantação de um projeto turístico em terrenos com cerca de 20 hectares, que integram o antigo pinhal plantado nos anos 80 junto à Barragem de Póvoa e Meadas, foi discutido na passada terça-feira com dirigentes da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo.
De acordo com a informação divulgada por António Pita, trata-se do terreno onde, nos anos 90, se construiu mesmo uma casa-modelo no âmbito de um projeto de urbanização turística que nunca se concretizou, como o NCV deu notícia na sua primeira edição em Abril de 1994.
Participaram nesta reunião António Pita, Presidente cessante da Cãmara Municipal de Castelo de Vide, o vereador eleito Rui Bengala e o proprietário aqueles terrenos recentemente adquiridos.
Terceira alteração ao PDM vigora em 2026
“À luz da 3ª alteração ao PDM em curso, mas que passará a vigorar no próximo ano 2026, abrindo assim oportunidades de um novo ordenamento do território na envolvente da Barragem de Póvoa e Meadas, sauda-se a manifestação de interesse de privados em quererem valorizar este espaço de enorme potencial”, adianta ainda o autarca.
“Estou certo que com a aprovação do novo PDM, e com este a introdução de novas políticas de gestão territorial, o próximo Executivo irá ter todas as condições para tornar finalmente possível a dinamização turística e lúdica deste espaço, o qual carecerá de investimento público e privado para se transformar num polo de atração do concelho”, remata António Pita. © NCV

Sem comentários: