No àmbito da Semna de Estudos Mediievais, Castelo de Vide recebe desta quinta-feira até ao próximo sábado um naipe de investigadores e especialistas para debater as memórias na Europa urbana medieval, nesta que vai ser a décima edição de um encontro que promove a reflexão, a partilha de conhecimento e a valorização do património histórico. A iniciativa é já é considerada “um evento de referência no panorama internacional dos estudos medievais” (ver toda a informação e o programa AQUI).
Cine-Teatro e auditório da FNSE
Os trabalhos decorrem nas instalações do Cine-Teatro Mouzinho da Silveira e no auditório da Fundação Nossa Senhora da Esperança e o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, participa nas sessões de abertura e encerramento, juntamente com um representante da Direção da NOVA FCSH, Catarina Tente (Diretora do IEM, NOVA FCSH) e Amélia Aguiar Andrade (Comissão Organizadora, IEM, NOVA FCSH).
António Pita na abertura e encerramento
A sessão de abertura será aberta ao públic e inclui também a apresentação do livro “As Religiões na Europa Urbana Medieval” (atas das jornadas anteriores) por Hermínia Vilar (U. Évora, CIDEHUS) e uma primeira conferência de Adelaide Millán da Costa (U. Aberta; IEM, NOVA FCSH) sobre “A memória escrita nas pequenas cidades no Portugal dos finais da Idade Média”.
Visita guiada à Amieira do Tejo
As jornadas terminam com um jantar na sexta-feira dia 3 de Outubro e o programa conclui com uma visita guiada à Amieira do Tejo e um almoço no Centro Municipal de Cultura na manhã de sábado.
O Instituto de Estudos Medievais da NOVA FCSH, em parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Vide, contam com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia “para cumprir a tradição e tornar o Concelho no centro do debate e da história medieval”. © NCV


Sem comentários:
Enviar um comentário